Pular para o conteúdo principal

FILOSOFIA CLÍNICA por ROSE PEDROSA




O ATENDIMENTO. Em 2001 desenvolvo minha prática clínica segundo os métodos que orientam a teoria e a prática da Filosofia Clínica. Lúcio Packter, o criador da Filosofia Clínica apresenta outras alternativas de atendimento compatível com as exigências de cada estrutura existencial, obviamente asseguradas pela conduta ética do filósofo clínico, pelos fundamentos, procedimentos adquiridos durante a formação.

Infelizmente, a repórter Adriana Negreiros, naquela época, diante de um fenômeno filosófico, que traz o paradigma do complexus no conhecimento das estruturas existencias, foi tomada pela ignorãncia, pelo total desconhecimento da teoria que se apresentava de forma tão impactante, desmoronando doutrinas terapêuticas, conservadas a duras penas na vida humana. Porém, a fim de oferecer uma informação polêmica se socorreu a outros profissionais que também não conheciam a teoria e por isso era impossível apresentar uma análise, uma crítica compatível ao bom senso, preferiram ousar, do que procurar, indagar saber do que estava acontecendo. Foram precipitados. Eu diria no sentido amplo do termo faltou uma abertura...

A Filosofia Clínica é uma humanidade fundada no conhecimento inacabado, reinventado a cada situação, a cada evento, a cada existência, a cada pessoa a partir de um contexto que traz uma diversidade de resultados que inevitavelmente vem de um conjunto de religações de saberes.
As sessões em Filosofia Clínica podem acontecer durante uma caminha ao ar livre, diante de um por do sol ao mar. Porém não podemos negliciar em dizer que esta opção ela é autorizada por um contexto das circunstâncias, do impoderável, do ambiente, do que cerca a pessoa, do que escuta a pessoa. Conduzir uma sessão terapêutica fora das paredes do consultório não é algo imediatamente tranquilo, o filósofo clínico precisa estar atento as exigências existencias da pessoa que acompanha.
Adriana Negreiros podia ter feito uma linda e polêmica materia sobre o assunto, se antes tivesse tido oportunidade de pesquisar sobre o tema.

Comentários

Visitas