Pular para o conteúdo principal
Eu sou eu e minha circunstância e se não salvo a ela não me salvo eu


Márcia Avelino
Filósofa Clínica
São Paulo/SP


A frase de Ortega y Gasset é um dos fundamentos da categoria Circunstância em Filosofia Clínica. Para o filósofo, a circunstância é tão intrínseca à constituição do ser, que este pode ser considerado sua própria circunstancia indissociavelmente. É por meio desta categoria que podemos situar a representação da pessoa conhecendo seu contexto (local onde vive e suas características, seu cotidiano, costumes, etc). observar o contexto em que a pessoa está inserida, nos ajuda a compreender seus significados, valores, e todo o emaranhado de seu constituir.

Exemplificando ludicamente, podemos observar a influência da categoria Circunstância na música de Chico Buarque:
O guri nasceu sem qualquer planejamento, e em circunstâncias que não proviam condições básicas de sobrevivência, tais como alimentação e a identidade.

Torna-se o companheiro da mãe. Estabelece-se entre eles uma forte interseção, (possivelmente uma recíproca em inversão), de modo que um encontra apoio no outro. Naquela circunstancia partilham não apenas a busca por suprir as necessidades de sempre, mas também expectativas, aspirações, sonhos. Por isso sua realização é repleta de significados pertinentes àquele jogo de linguagem.

A mãe orgulha-se do filho, que é mais que um bom filho: ele batalha para realizar os sonhos de outrora de ter, ser, de um “chegar lá” que tem um sentido especial naquele olhar. O filho está nas manchetes de jornal! Isto é importante; é significativo; não importa o teor. O alvoroço não tem motivo e não importa.

O que nos parece claramente indiciar práticas ilícitas, naquele olhar, não há dúvidas de que é trabalho pesado, suado e digno; o trabalho que permite a tão sonhada mudança: graças a ele quem não tinha nem identidade, agora tem até correntes de ouro como agrado.

É um olhar a realidade que só ganha compreensão em seu contexto, isto é, considerando seus pré-juízos, sua busca, suas emoções, em uma circunstancia específica de constituição.

Comentários

Visitas