Pular para o conteúdo principal
Rotina

Beto Colombo
Filósofo Clínico e Empresário
Coordenador da Filosofia Clínica na UNESC
Criciúma/SC

Há pouco tempo, em nossa região, estávamos em um calor escaldante. Em Criciúma, a temperatura chegou a 40°C, realmente quente. Quem pode, de um jeito ou de outro, buscou se refrescar em nossas praias e lagoas, abundantes por aqui. Que bênção!

Debaixo daquele sol todo, mesmo que por um instante, pensamos que em breve chegará o outono, depois o inverno e em seguida a primavera.

Ainda que no tempo Kairós, da antiga Grécia, chegou o outono com suas cores, seus frutos e sua temperatura amena, agradabilíssima. Mesmo aqui, ainda que por um instante, pensamos no inverno, na primavera e no verão.

Implacavelmente o inverno surge fazendo-nos sentir na pele seu frio. A gente se recolhe, se aproxima uns dos outros, as árvores param de crescer. Comidas quentes, roupas pesadas. Pode ser até na passant, encontramos uma fenda no tempo para pensar que em breve estaremos na primavera, no quente verão e no ameno outono.

E ela chegou e logo se denunciou. As cores embelezam os jardins, as ruas, praças e matas. É primavera. A estação das cores, amores e tons. Mesmo ali, envolta a tantos cheiros agradáveis exalados das cores indizíveis das flores, pensamos que em breve estaremos no verão quente, no outono agradável e seco e no inverno frio.

Enfim, depois de 13 luas, exatamente 13 luas, não 12 meses, o ciclo se fez. A vida girou, a cidade se movimentou, fizemos história. E tudo no seu tempo, na sua hora, na temperatura ideal, nas cores do acaso... Tudo perfeito!

Quando olho para a natureza e a vejo assim, simples e irretocável, penso naquelas vezes em que insistimos em dizer que nossa vida é uma rotina, que é tudo a mesma coisa. Não é! Basta olhar para o céu, para as árvores, para a temperatura, para as cores, para os jardins. Basta olha para as praias, lagoas, estradas e rodovias.

Tudo passa. E que bom que tudo passa. Enquanto isso, vamos vivendo cada dia, cada momento, cada instante e saboreando suas cores, sabores, temperaturas. Afinal de contas, está frio? Logo ali na frente vai ficar quente!

É assim como o mundo me parece hoje.

E você, o que pensa sobre rotina?

Comentários

Visitas