Pular para o conteúdo principal
Reduzindo uma obra de arte ao juízo de valor

Rosangela Rossi
Psicoterapeuta e Filosofa Clínica
Juiz de Fora/MG


A arte é uma forma de expressão do ser do artista. Toda expressão pode ser um desabafar ou um desejo de comunicação, ou ambas as coisas. Quem vê ou lê uma obra de arte, entra no diálogo que a obra lança ou se fecha diante dela fazendo um julgamento de valor.

Sempre uma obra nos afeta. Quando positivamente ela expressa uma comunicação de alma para alma.Quando negativamente ela ativa nossa sombra, ela nos mostra o que não queremos ver. Na realidade o que vemos nos vê.

O mundo é representação nossa. Quem diz gostar e não gostar está a falar de si mesmo e não da obra de arte em si. Quando diz gostar é porque a arte a afetou na essência, há uma compreensão inconsciente da intenção velada do artista, há uma sinergia e harmonia na relação. Quando se diz não gostar é porque a obra mexeu com a sombra, ativou um conflito velado, incomodou e criou um conflito e uma defesa.

Colocar um ponto final através do julgamento é reduzir a obra, logo a ler apenas na superficialidade para não tomar consciência do conflito em si, pois este o incomoda tanto que há um mecanismo de defesa que bloqueia a realidade subjetiva e profunda.

Quanto mais a pessoa se permite não projetar em julgamento, mais ela vai se conhecendo melhor e se comunicando mais profundamente com a estética de uma arte, respeitando sua expressão com naturalidade. Falar apenas que não gosta é fechar o diálogo, privilegiando a relação de poder e controle sobre a obra, colocando um juízo de valor crítica.

Quando se compreende a obra, mesma sendo ela oposta a sua preferência estética é uma forma e abrir o diálogo saudável. Bom lembrar que diálogo vem de pensamentos diferentes, cada um expondo sua expressão.

O importante diante uma obra de arte não é gostar ou não gostar, mas estar aberto ao diálogo e a comunicação que a obra propõe. É um saber olhar liberto de prejuízos. É um estar aberto a aprender. É enfim um render ao novo e ao diferente sem preconceito.

Arte é para ser apreciada e não julgada. Se ela nos afeta negativamente, nos resta silencar e aprender com o que ela tem a nos ensinar. Precisamos ter humildade e tentar compreender o porque determinadas escolas de arte não nos agrada.

Com certeza compreenderemos muito mais de nós que qualquer outra reflexão. A filosofa estética é uma grande ponte para entrarmos em contato com nossa alma. Que tenhamos humildade para sair dos prejuízos e nos tornarmos eternos aprendizes.

Comentários

Visitas