Pular para o conteúdo principal
Anjos e Demônios

Rosângela Rossi
Psicoterapeuta e Filosofa Clínica
Juiz de Fora/MG


De anjos e demônios todos temos um pouco! Verdade, temos luz e sombra. É assim que nos acontece. De um lado do ombro, o anjo tem bons pensamentos e é cheio de boas intenções. No outro ombro o diabinho sapeca instiga, critica, dá piruetas e nos confunde. É o maniqueísmo atuante, o bem contra o mal, que bem chamamos de "estar dividido, confuso".

Se decidimos previligiar o anjo, com certeza o demônio toma posse de nossos pensamentos. É sempre assim, o que mais negamos nos invade. Sabe por que? Talvez seja porque só pensamos no poder do negativo. Na realidade damos poder ao diabinho. Ele alimenta o medo, a culpa, a raiva,a inveja, a competição, o orgulho... Ri, goza e dá piruetas de nossas tagarelices mentais. E adora nos ver tristes, angustiados e deprimidos. Então, se não podemos previlegiar apenas o anjo, como fazer?

Privilegiar o diabinho perverso? Essa não! É mais simples a solução, pode crer. Tomar consciência e pensar bem não fugindo dos demônios, mas dialogando com ele e o colocando no lugar devido. Sempre é bom lembrar do que Jung nos ensinou: O mal que eu evito me faz mal.

Quando nos permitirmos enfrentar a realidade como ela é, dialogar com os demônios, o anjo nos guiará com leveza e suavidade de forma natural. Interessante saber que os dois lados fazem parte de nós, luz e sombra. Somos dialéticos. A grande questão é deixar os anjos e demônios dialogar. A síntese acontecerá trazendo bem estar.

Afinal, "somos humanos demasiadamente humanos", como diz Nietzsche. Não precisamos ser bonzinhos demais, nem malzinhos de menos. Podemos sim, transitar pelo caminho do meio como peregrinos, atentos a acontecências. Agindo em conformidade aos movimentos que vão surgindo, integrando passado e futuro no presente, único instante de pulsação da vida.

Comentários

Visitas