Pular para o conteúdo principal
Fragmentos filosóficos delirantes XCVI*


"O encantamento é sempre o efeito de uma representação, pictural ou escultural, capturando, cativando a forma do outro, sobretudo em seu rosto, na sua face, fala e olhar, boca e olho, nariz e orelhas: vultus"

"A cura pelo lógos, o exorcismo, a catarse anularão pois o excedente. Mas esta anulação, sendo de natureza terapêutica, deve apelar àquilo mesmo que ela expulsa e ao excesso que ela põe fora. É preciso que a operação farmacêutica exclua-se de si mesma"

"A filosofia opõe, pois, ao seu outro, essa transmutação da droga em remédio, do veneno em contraveneno"

"Sócrates mostra que o todo do corpo só pode ser curado na fonte - a alma - de todos os seus bens e males"

"O contra-encantamento, o exorcismo, o antídoto é a dialética"

"Eros, que não é nem rico, nem belo, nem delicado, passa sua vida filosofando; é um temível feiticeiro, mágico (...) indivíduo que nenhuma lógica pode reter numa definição não-contraditória, indivíduo da espécie demoníaca, nem deus nem homem, nem imortal nem mortal, nem vivo nem morto (...) tem por virtude dar livre curso, tanto à adivinhação completa quanto à arte dos sacerdotes, no que concerne aos sacrifícios, iniciações, assim como às encantações, vaticinação em geral e magia"

"O lógos, ser vivo e animado, é também um organismo engendrado"

"Descrevendo o lógos como um zôon, Platão segue alguns retóricos e sofistas que, antes dele, opuseram à rigidez cadavérica da escritura a fala viva, regulando-se infalivelmente sobre as necessidades da situação atual, es expectativas e demanda dos interlocutores presentes, farejando os lugares onde ela deve se produzir, fingindo curvar-se no momento em que ela se apresenta ao mesmo tempo persuasiva e constrangedora"

"Um texto só é um texto se ele oculta ao primeiro olhar, ao primeiro encontro, a lei de sua composição e a regra de seu jogo. Um texto permanece, aliás, sempre imperceptível. A lei e a regra (...) nunca se entregam, no presente (...)"

*Jacques Derrida
A farmácia de Platão

Comentários

Visitas