Pular para o conteúdo principal
Penúltimas notícias:

Experiências sensoriais e abstratas são temas de palestra em Florianópolis

Temas que envolvem a psique humana sempre aguçam a curiosidade e despertam indagações. O cérebro é capaz de reproduzir sentimentos, abstrações, pressentir ações futuras e até mesmo, coordenar atitudes e estimular a imaginação.

No dia 18 de abril, quarta-feira, o filósofo clínico Bruno Packter coordena a palestra Filosofia Clínica e as experiências sensoriais e abstratas, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. O evento, com início às 19h30, terá entrada franca.

Para a Filosofia Clínica as chamadas experiências abstratas estão diretamente relacionadas a questões como conceitos e ideias. “As abstrações dizem respeito aos ‘movimentos’ soltos dos conceitos intelectuais e nem sempre possuem fundamentos lógicos”, diz Bruno Packter.

Já as experiências sensoriais estão diretamente ligadas aos cinco sentidos humanos – visão, audição, paladar, tato e olfato. “É possível que uma pessoa vivencie estes dois tipos de experiências simultaneamente. Isto ocorre quando, por exemplo, tocamos na água morna e nossa mente nos remete a imagem de uma cachoeira com águas mornas”, exemplifica o filósofo.

Bruno afirma que, em certas ocasiões, são os estímulos produzidos pela mente que levam o indivíduo a realizar determinadas ações. “Um exemplo seria uma pessoa que idealiza ter um automóvel e, para isso, cria condições para que isso se torne realidade”, comenta.

Aos que idealizam a si próprio, o palestrante alerta que nem sempre o ser humano é capaz de descrever a sua auto imagem sendo fiel a realidade.

Existem casos em que a ligação entre as experiências sensoriais e abstratas são tão intrínsecas que o indivíduo passa a entrar em conflito, dando mais valor aos aspectos materiais de sua vida do que as características relacionadas a sua essência. Estas e outras questões relacionadas a mente humana serão esclarecidas por Bruno Packter na palestra.

Comentários

Visitas