Pular para o conteúdo principal
Entre as Linhas da Vida

Pe Flávio Sobreiro
Poeta, Filósofo Clínico
Cambuí/MG


O tempo passa... Às vezes rápido demais, outras vezes tão lento que nos sentimos presos nele. Há sentimentos que estacionam e outros que correm velozes. Tudo na alma humana é muito complexo. Na verdade somos seres extremamente complexos. Sentimos sabores diversos e aromas únicos.

O perfume de trinta anos atrás ainda lembra aquele primeiro encontro. E junto com esta bagagem emocional sente-se o vento refrescante daquela noite, enxerga-se a lua cheia a brilhar no céu, o frio na barriga é tão intenso quanto à longa espera da mulher amada que não chegava. Tudo guardado no baú das emoções de um tempo tão presente quanto à distância dos anos ainda vivos no coração.

No mistério da vida se encontra o mistério daquilo que sentimos e vivenciamos. Não há palavras que possam expressar aquilo que foi vivido e sentido dentro de cada coração. Na vida há muito conteúdo impresso na alma. E cada conteúdo traz grifos, aspas, parênteses, travessões, hífens, vírgulas, exclamações, interrogações, pontos finais... que precisam ser respeitados. Quem não respeita a gramática da vida será incapaz de respeitar o mistério escondido em cada coração.

Uma das tarefas do terapeuta é esta: respeitar cada livro que está sendo escrito na vida de cada pessoa. Somente quem é capaz de abrir o livro da vida de outra pessoa com reverência e cuidado será capaz de ler nas entrelinhas da história aquilo que ainda está sendo escrito.

Não basta conhecer teorias se a prática ensina que o respeito a cada vivencia é anterior a qualquer julgamento. Somente quem pisa com reverência o solo sagrado de cada vida é capaz de olhar além daquilo que se vê e assim ajudar a cada pessoa a descobrir o caminho que a conduza a felicidade.

Quem não sabe o caminho que deve seguir jamais descobrirá o mapa que conduz ao coração do outro.

Comentários

Visitas