Pular para o conteúdo principal

Apontamentos de uma estudante de Filosofia Clínica*

"Hoje sou toda poesia...
Sem melancolia, a vida segue seu rumo mais feliz, mais inteira, mais em paz!

Se ontem fui tristeza, garanto que hoje sou paz.

Por horas me sinto sentindo um contentamento contente de quem já viveu tanto em tão pouco tempo.
Sou fardo, sou muito, sou "over", sou paz...

Meu coração bate acelerado, de uma forma tão desordenada dentro da ordem da paixão que não caibo em mim
Mas... De repente... Lembro

Lembro do abismo que vivi em tão pouco tempo e percebo o quão arriscado é existir. Tudo tão incerto e desorientado que não há bússola para conseguir guiar essa louca delícia que se chama existir!"

"O frio lá fora me faz querer ficar aqui dentro, agasalhada e quentinha. Um bom livro ou um programa de entrevista será uma boa!

Refletir sobre a vida também faz sentido! Penso que reflito mais quando estou encolhida em mim mesma e isso o frio faz. Quase em posição fetal, posição de conforto pra alma e pro corpo... Alonga a coluna e esquenta os sentidos.

Viver é necessário mas sonhar não é proibido! Eu sonho mesmo! Com um mundo mais colorido e quente, e seguro. Acabo de olhar meio sem querer pra minha estante e vejo minha bíblia: "A República" de Platão e me lembro dos seus escritos acerca do bem estar.

Segundo Platão, quando a cidade está bonita e organizada as pessoas ficam melhores. Eu concordo com este pensador maravilhoso que queria construir uma cidade ideal! Às vezes penso que posso contribuir para a construção de um mundo melhor e cheio de luz, assim como quis o mestre Platão.

Mas isso é muito utópico e então faço do meu mundo um reflexo de poucas virtudes que restam para uma multidão que nem mesmo reconhece a diferença entre vícios e virtudes.

Sou um ser aprendiz, nem de longe me comparo ao mestre, nunca tive essa pretensão. Sei que preciso caminhar muito pra chegar perto do desapego e do amor universal que pregou Platão através de sua vida dedicada à filosofia."

*Vanessa Ribeiro
Atriz, Filósofa, Matemática, estudante de Filosofia Clínica
Petrópolis/RJ

Comentários

Visitas