Pular para o conteúdo principal
Respeite a vida e o tempo do outro*

Por que todo ser humano tem a pretensão de achar que pode interferir na vida alheia? Ou dando palpites, ou pitacos, opiniões…

Diferente de um psicólogo, psicanalista ou terapeuta que faz a pessoa buscar suas verdades, suas razões, seus princípios e ir em busca da sua individuação, as pessoas em geral acham que têm o direito de invadir a vida alheia e opinar sobre aquilo que lhes convém, da forma que lhes convém, esquecendo que o outro tem uma trajetória diferente, gostos diferentes, escolhas diferentes e principalmente uma história de vida diferente da sua.

Talvez seja porque temos a triste ideia de que todos devem seguir como nossa cabeça e nosso coração manda. É estranho saber que outros pensam de forma diferente. O esquisito disso tudo é que na maioria das vezes nós mesmo não sabemos em que direção seguir, pra que lado ir ou com quem ficar.

Pior ainda quando cismamos de dar uma de Santo Antônio, Santo Casamenteiro, Cupido ou coisa que o valha. Aí, é um Deus nos acuda. Não conseguimos lidar nem com nossos relacionamentos, que dirá com o do outro. Estranho isso né?

Mas quando vemos um amigo solitário aqui, ou uma amiga carente ali, muitos de nós não resiste… resolve atacar e pronto, mil ideias para fazer os pombinhos se conhecerem, se entenderem, se juntarem, se amarem.

Talvez porque nosso relacionamento não deu certo, somos frustrados e queremos que alguém nessa vida seja feliz no amor. Ou talvez porque somos super felizes e queremos que todos sejam apaixonados como nós, e ver amigos desiludidos nos faz culpados por amar demais.

Claro, as intenções são sempre as melhores possíveis, mas antes de mais nada pare e pense: será que ao menos os “pombinhos” querem se comprometer, querem se amar, querem se prender ou se apaixonar? A escolha não é sua, nunca foi e nunca será.

O importante é respeitar o espaço alheio e aceitar que existem pessoas felizes sozinhas ou que você não vai conseguir juntar todas as panelas com suas tampas, ou todo pé cansado com seu chinelo velho. As pessoas precisam procurar seus pares, ou, se você der uma forcinha pra isso acontecer, pelo menos depois deixe o casal seguir seu próprio rumo.

Difícil isso né? É. Que atire a primeira pedra quem nunca palpitou na vida alheia, seja com um amigo, com um namorado, com um amante, com um colega… faz parte da natureza humana, mas lembre-se: respeito é bom e eu - você e todo mundo - gosta.

*Patrícia Rossi
Psicoterapeuta, Filósofa Clínica
Juiz de Fora/MG

Comentários

Visitas