Pular para o conteúdo principal
Fragmentos filosóficos delirantes XCXXVI*


"A presença do caos impede que o mundo se imobilize. O mundo não é só uma coleção de coisas, é também o arranjo das coisas, tocadas pelos projetos dos que nele habitam. O mundo está e não está pronto"

"Tanto no líquido derramado quanto nas folhas levadas pelo vento, a desordem existe só para o observador incauto. Águas e folhas movem-se rigorosamente dentro de leis estabelecidas pela natureza"

"O homem define-se nas suas muitas relações. Define-se ao se indefinir. Onde procurar o homem se a cada instante quebra grilhões ?"

"A busca da verdade empreende-se no silêncio, longe do ruído das multidões. Estas exigem palavras claras, consagradas, familiares. Como esperar que aplaudam intrincadas oposições ? Os que se embrenham no matagal do saber carregam a singularidade como sacrifício. Isolam-se, porque a poucos interessa tão insólita aventura. Forma-se uma elite marginalizada, porque colocada sem recursos à margem"

"Sublevar-se conota rebeldia guerreira. E o que está aí ? Sistemas rijos que se querem absolutos. Textos que proíbem ulteriores investigações. Em lugar do movimento, instauraram a letargia. A mesma rigidez letal paralisa inteligências do presente e do passado, vivos e mortos"

"A opinião, desamparada de fundamento seguro, pode auxiliar os pensantes como jogo. Opiniões são lances que podem dar com verdades que escapam à severidade do método"

"Não contemplamos o mundo de fora, como se assistíssemos a um espetáculo sentados na platéia"

"Como Heráclito não é um arbusto pensante, raízes não o fixam. Ergue o corpo, caminha, move a cabeça, e a cada passo o mundo se transfigura. Os horizontes ampliam-se e estreitam-se, a paisagem recompõe-se"

"Vivemos de perdas e ganhos. Drummond dirá, falando heracliticamente: 'ganhei (perdi) meu dia'. Como ganhar sem perder ? Nada se ganha sem que a perda abra espaço a novas aquisições. Não poderíamos beneficiar-nos de novas águas, se pretendêssemos reter as que já temos"

*Donaldo Schuler

Comentários

Visitas