Pular para o conteúdo principal
"CADA UM SABE A DOR E A DELICIA DE SER O QUE É"*

As pessoas curtem o que quiserem curtir,estou de cara com essas mensagens que rolam por ai querendo impor as pessoas comportamentos, éticas, estéticas e moralismos massificadores. Essa é uma rede social, não uma rede de obrigações sociais e de especulação moral ou financeira, apesar de dar espaço pra isso a base fundadora do face está na ideia do encontro e da partilha.

Se você acha que tudo tem quem ser do modo que idealiza, voltado pra divulgar sua empresa seu trabalho suas concepções éticas , morais e recheado de ações culturais então crie seu próprio grupo de interesses, e não julgue as pessoas por aquilo que elas curtem ou não, a vida por si só já é uma grande batalha.

O facebook da espaço para formação de grupos sociais, paginas pessoais e paginas profissionais, aqui já foram feitas campanhas humanitárias de grande porte,até grandes revoluções como a Primavera Árabe, lembram? Basta você saber usar a ferramenta. Não esqueça que esta nasceu da vontade de alguns adolescentes de facilitar o contato com outras pessoas da mesma faculdade, ela evoluiu e hoje você pode fazer contato com grupos de interesse comum, com pessoas, empresas e sociedades, mas a pagina pessoal é de cada um e quem não gosta pode desmarcar, bloquear, ignorar ...

Outra, o dia a dia da maioria das pessoas não é feito de grandes movimentos ou feitos, e sim de simplicidade, rotina, trabalho, contas, cuidados, respeito mutuo, compaixão e muita vontade de vida, o que não significa que estão longe de suas paixões .. Por aqui podemos fazer um exercício e tanto , como os em direção aos verdadeiros valores,para exercitar nosso melhor ,acompanhar amigos, estar ligado nos movimentos das pessoas que nos interessam , que nos inspiram , aprender a respeitar o espaços do outro ver como cada um consegue tornar suas pequenas coisas melhores, mais coloridas e divertidas até mesmo não fazer nada ,brincar e rir de besteiras para desopilar o stress do dia a dia.

Também podemos ver como boas intercessões acontecem e junto a elas aprender a nos relacionarmos melhor com tudo a nossa volta com bons contatos e boas trocas ,dicas e novidades,.Freud uma vez disse "Nos formamos conforme nossas identificações" então posso buscar minha identidade de varias maneiras e esta é apenas uma centelha no vasto universo de possibilidades...

Fico muito chateada quando me deparo com mensagens de moral do tipo " quecas furadas". Particularmente conheço pessoalmente mais de 300 pessoas aqui e não vejo muita distancia daquilo que elas são na realidade do que mostram aqui, é obvio que por mais que tentem não conseguem mostrar mais do que uma pequena porção do que são , mais o que mostram esta nelas de uma forma ou de outra. Se seu olhar for atento e humilde, ira encontrar irreverencia, genialidade, simplicidade,cumplicidades, timidez, coragem, complacência, inveja, medo, carência, compaixão,desprezo, alegria, tristeza, criatividade, união, amor, amizade.. , bem como também pode encontrar maldade e perversão.

Tudo que ha de mais concreto fora daqui da noticias por aqui com a diferença que fora daqui temos menos possibilidades de proteção e defesa. Penso que nossa especie só se mantem porque o bem triunfa pela empatia.Aqui ficam nossos registros la fora a nossa vida, aqui um instante la fora múltiplas possibilidade ,aqui um mundo de abstrações la fora um universo sensorial , aqui uma passagem la um existir.

*Alba Regina Bonotto
Psicóloga, filósofa clínica
Curitiba/PR

Comentários

Visitas