Pular para o conteúdo principal
Renascer em Vida*

Queridos leitores, Pablo Neruda, poeta chileno, diz que “morre lentamente quem não lê, quem não viaja, quem não ouve música, quem não acha graça em si mesmo, quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar...”

O mestre Jesus Cristo diz que “a semente tem que cair na terra, morrer para depois renascer”. Para mim, Ele estava falando dele mesmo, da sua paixão, de sua morte e, acredito, do nascimento do Cristianismo.

Algumas pessoas são como mortos vivos, apenas respiram, comem e caminham, mas não sabem eles que “estão mortos”. Não sentem mais o gosto da comida, da bebida, não gostam do canto dos pássaros, não percebem a beleza das flores, não sentem o perfume da rosa, da orquídea. A lua, as estrelas, o sol, a noite, o dia, o inverno, o verão não são mais percebidos. Atravessam uma praça de flores e borboletas e não percebem, estão apressados. Apressados para quê?

No que estamos nos transformando? Parece-me que estamos nos suicidando lentamente sem perceber.

Você gosta de você? Você gosta do que se transformou? Foi isso que sonhou para você? Quem escreveu o roteiro que você está vivendo? Foi sua esposa? Seu pai? Sua mãe? Seu marido? Sua professora? Seu professor? Para algumas pessoas não tem nada de errado nisso, mas se não é o seu caso, lembre-se: quebrar o roteiro não é quebrar a vida. O que precisamos matar em nós para nascer outra pessoa?

É como diz Pablo Neruda, “morre lentamente quem não se deixa ajudar”. É humanamente impossível saber, conhecer tudo, e às vezes nossa arrogância, nosso orgulho, nos impede de buscar ajuda para sair da armadilha social que caímos. Quando tenho problemas com minhas pernas ou joelhos vou ao ortopedista. Se tenho problemas cardíacos vou num cardiologista e para doenças da alma também tem especialistas, a filosofia clínica é um caminho.

Lembre-se que não há planta sem a morte da semente, não há borboleta sem a morte da lagarta, o embrião sem o fim do óvulo. A pessoa que você sonhou é esta que você conhece quando está em solitude?

Você não gostou no que se transformou? Não se preocupe, você não está sentenciado a ficar pregado na cruz, procure ajuda, tem saída.

É assim como o mundo me parece hoje. E você, o que pensa sobre renascer em vida?

*Beto Colombo
Empresário, filósofo Clínico, coordenador da filosofia clínica na UNESC
Criciúma/SC

Comentários

Visitas