Pular para o conteúdo principal
Disputas*



Querido leitor, que você esteja bem. Hoje nosso tema é disputa.

No livro sagrado, a Bíblia, há uma passagem em que destaco neste momento. Nela, alguns discípulos de Jesus queriam saber quais seriam seus lugares na hierarquia.

Diz a passagem que Mateus, Marcos e Lucas discutiam qual deles seria o maior no Reino de Deus. Como se isso não bastasse, a mãe de Tiago e João, provavelmente a pedido dos filhos, solicitou a Jesus dois lugares honrados para eles.

Queridos leitores. Frequentemente vimos alguns funcionários gastando um precioso tempo discutindo, tramando e se posicionando de modo a defender radicalmente seu progresso na empresa, em detrimento do sucesso coletivo.

Para mim o sucesso de uma empresa, assim como na grande maioria das repartições que envolva grupos e pessoas, depende do trabalho coletivo. Sozinho, às vezes, temos a impressão de ir mais rápido, mas em grupo, com certeza, vamos mais longe e a jornada é mais alegre e leve.

Em Mateus 20:26, a Bíblia nos dá uma resposta que abre nossos olhos e põe fim a discussão, declarando que “quem quiser se tornar grande entre vós, será esse que vos sirva”. Aqui encontramos uma versão do moderno líder servidor.

Compreendo que a disputa faz parte da vida do homem antes mesmo de aprender a viver em grupo. Mas isso não justifica alguns métodos utilizados por algumas pessoas que se dizem profissionais, se auto intitulam éticas. Para mim, pessoas que usam seus colegas como trampolim, manipulam, roubam ideias, apropriam-se de projetos alheios e muitas outras atitudes são os inimigos do sucesso coletivo. E, se não houver mudança de postura, nesse caso, devem ser podados.

Nesses quase trinta anos como administrador de empresa, concluo por ora, algumas questões. Por exemplo: para quem quiser ser grande, tanto nas empresas como na vida, o segredo é servir. Servir aos empregados, servir aos clientes, servir as pessoas, servir o mercado e, antes de tudo, servir a empresa.

Lembrando que isso é assim para mim hoje. E você, o que pensa sobre o líder que serve?

*Beto Colombo
Empresário, escritor, filósofo clínico, coordenador da filosofia clinica na UNESC
Criciúma/SC

Comentários

Visitas