"O sentido de uma palavra é sempre outra palavra, pois as palavras se parecem mais com outras do que podem parecer com pessoas ou coisas"
"Milton antecipa Borges ao dar-nos um Shakespeare que, tornando-se todo mundo, não é ninguém em si mesmo, tão anônimo quanto a natureza"
"Os que ensinam interpretação têm mais em comum com os sofistas que com Sócrates"
"Obras literárias vitoriosas são ansiedades realizadas, não libertações de ansiedades"
"Um antigo teste para o canônico continua sendo ferozmente válido: se não exige releitura, a obra não se qualifica"
"A recepção da força estética nos possibilita aprender a falar a nós mesmos e a suportar a nós mesmos"
"A crítica estética nos devolve a autonomia da literatura de imaginação e a soberania da alma solitária, o leitor não como uma pessoa na sociedade, mas como o eu profundo, nossa interioridade última"
"A resposta, na maioria das vezes, provou ser a estranheza, um tipo de originalidade que ou não pode ser assimilada ou nos assimila de tal modo que deixamos de vê-la como estranha"
"Diz a lenda que Dante era apontado nas ruas como o homem que de algum modo voltara de uma viagem ao Inferno, como se fosse uma espécie de xamã. Podemos supor que ele acreditava na realidade de suas visões; um poeta de tal força, que se julgava um verdadeiro profeta, não encararia sua descida ao Inferno como simples metáfora"
"O mais espantoso dos feitos de Shakespeare é ter sugerido mais contextos para explicar-nos do que somos capazes de oferecer para explicar suas personagens"
"A leitura atenta talvez não tenha acabado com a minha geração, mas certamente foi eclipsada nas gerações que vieram depois de nós. Será que conta o fato de que eu tinha quase quarenta anos quando adquiri meu primeiro aparelho de televisão ?"
"Se a essência da poesia é a invenção (...) o que é essencialmente a poesia: uma loucura controlada"
"A realidade para ela tremula e oscila a cada nova percepção e sensação, e as ideias são sombras que ladeiam seus momentos privilegiados (referência a Virginia Woolf)"
"O ofício de poeta é pois o mais alto de todos, ela continuou. Suas palavras chegavam aonde outros não conseguiam. Uma tola canção de Shakespeare fez mais pelos pobres e os repulsivos que todos os pregadores e filantropos do mundo. (Menção a fala do personagem Orlando de Virginia Woolf)"
*Harold Bloom
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