Pular para o conteúdo principal

Reescritas*



Anúncios de maior profundidade apreciam borrar a versão inicial com algum posfácio libertador. Seu processo desconstrutivo da versão preparatória, muitas vezes confundida com o projeto final, se integra a dialética da aventura contida nos desvãos do texto prefácio.

O sujeito, ao valorizar suas margens, pode oferecer um rascunho recheado de incompletudes, ensaios, desvãos criativos. Ao seguir em frente para ir mais longe, a redação se atualiza com aquilo que ficaria indizível, não fora a reflexão crítica sobre si mesma.

A folha nova desse diário íntimo recria vivencias num capítulo inédito. Ao desvendar suas periferias, a frase reinvenção se permite fantasiar, duvidar, sonhar, sem perder de vista os horizontes que vão se formando diante do olhar.

Nesse discurso é possível antever a interlocução do antes com o depois, onde um e outro se mesclam. Um de seus pontos de partida é a disposição de revisar-se. Isso também se realiza na emancipação de um saber com sabor de clandestinidade, já presente em outras versões, ainda que na forma de vestígios nas entrelinhas.

Ao reescre-ver-se a pessoa realiza um movimento inédito: reinventa o mundo ao seu redor, destaca um aqui_agora enquanto acontece. Ainda quando sugere repetir-se acrescenta, inova, desvia, contradiz, anuncia.

Uma ressonância dos primeiros traços esboça uma impressão de algo por fazer, se oferece como vislumbre que denuncia a mesma autoria sendo outra. Assim é possível antever, ao resgatar-se em episódios passados, um refúgio à poética do existir. A busca narrada é um desses eventos onde o sujeito se realiza ao dizer.

Esse lugar algum de onde vem os pensamentos, as sensações, os delírios criativos, reverencia as re-apresentações existenciais. Ao visitar velhos temas, consegue evidenciar as franjas desmerecidas na versão anterior. Recolocar o singular estilo que é a assinatura do autor.

A descritura aprecia se oferecer na revisita a multiplicidade dos endereços subjetivos. A reescrita procura traduzir esse lugar inesperado ao sujeito em meio as suas resignificações.

*Hélio Strassburger

Comentários

Visitas