Pular para o conteúdo principal

Filosofia Para Quem?*


Quando escolhi fazer Filosofia, sabia que seria apenas professor se seguisse com essa idéia fixa de querer ser pensador. Na verdade, um professor uma vez disse que toda empresa deveria ter um filósofo, mas isso não acontece e as empresas também não o querem.

Mesmo assim resolvi investir na carreira. Comecei dando aulas em um Pré-Vestibular comunitário e foi onde me encantei realmente pela disciplina e pelo trabalho. É realmente gratificante ver ex-alunos na Universidade e ouvir deles quando te apresentam a algum colega: foi meu professor de Filosofia!

Não sei se contribuí para a formação de um ser humano pelo menos mais questionador, mas acredito que sim. A Filosofia tem muitas qualidades, porém acredito que a melhor delas seja o fato de ser uma disciplina que te faz pensar nas coisas. Pensar no sentido de questionar e formar opinião e não apenas aficcionar-se por alguma coisa e cogitar sobre ela.

E nesse sentido da palavra pensar busco elevar minha formação a cada dia. Com todas as dificuldades que envolvem o pensar continuo caminhando contra o vento da ignorância e do desprezo. (Sim! Eu fui muito desprezado pelos meus próprios familiares quando disse que estava fazendo Filosofia e sempre ouvi a mesma pergunta: você vai ganhar dinheiro como com isso?)

Porém pior que ser desprezado e caminhar contra a ventania da ignorância é saber que ela vem de cima, dos governantes! O ex-presidente da República Lula sancionou uma lei que se fazia obrigatória a presença das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio regular (público e privado). Ok! Isso foi feito.

Todavia, na contramão do pensamento vemos nossos queridos governantes – pessoas que deveriam nos representar e não fazer valer suas idéias estapafúrdias – nos sacanearem! Vejam vocês: se não nos ensinam a pensar o que seremos? Amebas reprodutoras das verdades ditadas por aqueles que “sabem” um pouco mais! Ou não?

Dito isto, explico porque nos sacanearam: essa nova impunha que se fossem ensinadas disciplinas que são essenciais ao bom funcionamento da cidadania, pois tratam exatamente da constituição dos pensamentos sobre a sociedade, as leis, a moral e a ética (e ainda muitas outras coisas).

Porém, o Governo quer que ensinemos, no caso da Filosofia, mais de 2600 anos de pensamento em 10 meses de aula com apenas UM tempo por semana para cada turma! Como se faz isso? Se alguém souber me ensina, por favor! Apenas no 3° ano do Ensino Médio são dois tempos por semana, nos demais, 1° e 2° anos do Ensino Médio, um tempo.

Agora vem o mais chocante: policiais batendo em PROFESSORES! Nos bandidos de colarinho branco, os políticos, diga-se de passagem, e até nos de colarinho sujo eles protegem e levam dinheiro pra casa. Uma vergonha nacional e internacional esse Governo do Estado do Rio de Janeiro em conjunto com o estagiário que preside a Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro deixar que haja força bruta, violência contra as pessoas que defendem um país mais justo e com qualidade educacional.

Os PROFESSORES são tratados como bandidos! 

E fica sempre a pergunta: se a Filosofia ensina a pensar, então ela é para quem? Se o Governo não quer que o povo tenha voz e pense por si mesmo, então ela é para quem? Se estamos vivendo um momento de guerra onde os inimigos são os que buscam abrir os olhos do povo, então ela para é quem?

*Vinicius Fontes
Filósofo, estudante de filosofia clínica
Rio de Janeiro/RJ

Comentários

Visitas