Pular para o conteúdo principal

A palavra conjectura*



Um pouco antes das novas conjugações existenciais, existe um período onde se rascunham estimativas, elencam suposições, roteirizam probabilidades. Nesse espaço de ensaio, insegurança, dúvida, desenvolve-se uma poética da insuficiência, por onde as incompletudes perseguem ânimos de experimentação. 

Assim permite a aproximação com um lugar estranho, de onde nascem categorias, verdades, suspeitas. Sua essência, de querer ser, aponta regiões inexploradas para si mesma. Talvez seu maior desafio, seja superar a incompreensão da pluralidade do que vai aparecendo, os agendamentos e repercussões no mundo dos outros.   
Esse procedimento reivindica uma disposição do sujeito para extrapolar seus limites existenciais. Aqui os sobrevoos são insuficientes. É necessário um mergulho atento, circunstanciado, pelas possibilidades do horizonte singular. 

A frequência devaneio, ao surpreender-se por algum ideal de natureza intuitiva, dependendo da estrutura de pensamento onde atua, pode emancipar e configurar um novo território subjetivo. A efetividade da palavra conjectura, ao destoar do mundo conhecido, reverencia e acolhe a parcela de infinito refugiada no instante. 

Ao possuir uma silhueta de relatos incompreendidos, compartilha a aptidão de reavivar expectativas, com elas pode descrever, inventar, descobrir, ampliar o ângulo de visão. A prática dessas suposições, como uma transcendência, pode conceder vida nova aos jogos de linguagem. 

Por essas investidas com o que ainda não veio, é possível desenvolver a aptidão de multiplicar-se. Um referencial onde imaginação e memória se mesclam em roteiros inusitados. Nesse movimento aprendiz se pode testar um amanhã ainda sem nitidez. 

A categoria tempo, ao desenvolver-se em pressuposições, cuida das novidades no estágio de promessa. Sua feição de impropriedade na própria casa, ao anunciar inéditos, se utiliza da imaginação para reverenciar opções. Aqui se apresenta uma tentativa de gerenciar contrastes, refletir sobre a arte de perscrutar subsolos. 

Seu caráter de paradoxo com o dicionário das normalidades, ao formular perguntas, questionamentos inicialmente irrespondíveis, apresenta horizontes ao olhar desconhecido. Um viés interminável se expressa na associação dos textos livres. A palavra conjectura, assim descrita, pode significar uma tradução para prosperar raridades.   

*Hélio Strassburger

Comentários

Visitas