Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes, Criativos*



"(...) o que descobrimos no transcorrer de uma vida criativa é uma série infinita de rupturas provisórias. Nessa viagem não há ponto de chegada, porque é uma jornada para dentro da alma."

"O processo criativo é um caminho espiritual. E essa aventura fala de nós, de nosso ser mais profundo, do criador que existe em cada um de nós, da originalidade, que não significa o que todos nós sabemos, mas que é plena e originalmente nós."

"Essa misteriosa entrega, a criativa surpresa que nos liberta e nos abre para o mundo, permite que algo brote espontaneamente. Se formos transparentes, se nada tivermos a esconder, o abismo entre a linguagem e o Ser desaparece. Então a Musa pode se manifestar."

"Ao se entregar às formas arquetípicas latentes na pedra, Michelangelo não produziu estátuas, mas libertou-as. Ele seguiu conscientemente a ideia platônica de que o aprendizado é na verdade memória."

"Sem divertimento, o aprendizado e a evolução são impossíveis. O divertimento é a raiz de onde brota a arte original; é o material bruto que o artista canaliza e organiza com as ferramentas do conhecimento e da técnica."

"A brincadeira, na forma da livre improvisação, desenvolve nossa capacidade de lidar com um mundo em constante mutação. Brincando com uma enorme variedade de adaptações culturais, a humanidade se espalhou por todo o globo terrestre, sobreviveu a várias idades do gelo e criou artefatos surpreendentes."

"(...) os erros tem um valor inestimável. Antes de tudo, um valor como matéria-prima do aprendizado. Se não cometermos erros, provavelmente não chegaremos a fazer nada."  

"(...) Para criar ficção, tudo o que temos que fazer é lembrar de uma vendedora ambulante ou de um vendedor de computadores, e imediatamente surgem milhares de perguntas, que levam a outras tantas respostas, que por sua vez geram novas perguntas, e assim por diante."

"Qualquer pessoa que deseje expressar um significado por meio de símbolos, de palavras, da música, da pintura, precisa ter uma atração por tarefas impossíveis, uma disponibilidade para suportar grandes frustrações, algo de quixotesco."

*Stephen Nachmanovitch in "Ser criativo". Summus editorial. SP. 1990 

Comentários

Visitas