Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos Delirantes*


"Não existe nenhum organismo individual que viva em isolamento. Os animais dependem da fotossíntese das plantas para ter atendidas as suas necessidades energéticas; as plantas dependem do dióxido de carbono produzido pelos animais, bem como do nitrogênio fixado pelas bactérias em suas raízes; e todos juntos, vegetais, animais e microorganismos, regulam toda a biosfera e mantêm as condições propícias à preservação da vida."

"A dinâmica dessas estruturas dissipativas caracteriza-se, em específico, pelo surgimento espontâneo de novas formas de ordem. Quando o fluxo de energia aumenta, o sistema pode chegar a um ponto de instabilidade, chamado de 'ponto de bifurcação', no qual tem a possibilidade de derivar para um estado totalmente novo, em que podem surgir novas estruturas e novas formas de ordem."

"Na evolução, portanto, as bactérias são capazes de acumular rapidamente suas mutações ocasionais, bem como grandes porções de DNA, através da troca de genes. Por isso, são dotadas de uma extraordinária capacidade de adaptar-se às mudanças ambientais. A velocidade com que a resistência a um medicamento se espalha entre as diversas comunidades de bactérias é uma prova insólita da eficiência de suas redes de comunicação."

"O avanço decisivo da concepção sistêmica da vida foi o de ter abandonado a visão cartesiana da mente como uma coisa, e de ter percebido que a mente e a consciência não são coisas, mas processos."

"Uma verdadeira ciência da consciência...teria de ser um tipo novo de ciência, que lidasse com qualidades, não com quantidades, e se baseasse na partilha de experiências, e não em medições verificáveis. Os dados dessa ciência seriam padrões de experiência subjetiva, que não poderiam ser quantificadas nem analisados. Por outro lado, os modelos conceituais que entreligassem os dados teriam de ser logicamente coerentes, como todos os modelos científicos, e talvez pudessem até conter elementos quantitativos."

"Os artistas e cientistas nos descrevem com frequência esses momentos de perplexidade e maravilhamento, em que uma situação confusa e caótica cristaliza-se milagrosamente para revelar uma ideia nova ou a solução a um problema antes indecifrável. Uma vez que o processo do surgimento espontâneo é totalmente não-linear e envolve múltiplos anéis de realimentação, não pode ser perfeitamente analisado pelo nosso raciocínio linear convencional; por isso, nossa tendência é a de identificá-lo como uma espécie de mistério."

"(...) o surgimento da novidade é uma propriedade dos sistemas abertos, o que significa que a organização tem de abrir-se a novas ideias e conhecimentos. Para facilitar o surgimento da novidade, é preciso criar essa abertura - uma cultura de aprendizado que encoraje o questionamento constante e recompense a inovação. As organizações dotadas de uma tal cultura valorizam a diversidade e, nas palavras de Arie de Geus: 'toleram atividades marginais: experimentos e excentricidades que dilatem a sua margem de conhecimento'".

*Fritjof Capra in "As conexões Ocultas". Ed. Cultrix. SP. 2002 

Comentários

Visitas