Pular para o conteúdo principal

A magia das flores*


Que vocês estejam bem.

Flores de todos os tipos e das mais variadas cores encontramos em grande quantidade no Caminho de Santiago de Compostela. Fotografá-las tem sido terapêutico para nós nessa caminhada.

Num desses momentos mágicos em que foco uma espécie de lírio, iniciamos uma reflexão de uma passagem da Bíblia: Lucas 12:27 em que Jesus dizia aos seus discípulos: “Contemplai os lírios do campo, digo-vos que nem Salomão, com toda a sua glória, se vestia como um deles”. Também em Lucas 12:23 o Mestre dizia: “A vida vale mais que a comida; e o corpo, mais do que a roupa”.

Contemplai os lírios do campo. A impressão é que boa parte da humanidade estão embriagados, contemplando mais as obras do homem do que a criação de Deus, comentávamos naquela manhã ensolarada.

Por que será que às vezes deixamos de contemplar o que é belo e nos é dado de graça? A lua, a terra, as estrelas, as árvores, os rios, o mar, a flor, a relva, os pássaros, os peixes. Tudo isso fazia tanto sentido quando criança e tudo isso é de graça e maravilhoso. “Respeitar a natureza é reverenciar seu Criador”, escreveu o Chefe Seatle.

Por que alguns de nós paramos de sentir o perfume das flores, o orvalho da manhã, o cantar dos pássaros e passamos a dar tanta atenção ao perfume do frasco, ao automóvel novo, a casa, ao vestido, a joia cara? E as palavras de Lucas 12:30, na Bíblia, continuam ermo nossa reflexão : “São os homens do mundo que buscam todas essas coisas”.

A diferença entre algumas pessoas, é que umas se tornaram mecânicas preocupando-se em tempo integral com as coisas do mundo e se esquecendo com as obras de Deus.
Isso é assim para mim hoje.

*Beto Colombo
Administrador. Escritor. Filósofo Clínico.
Criciúma/SC

Comentários

Visitas