Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Que encanto a imaginação poética encontra em zombar das censuras! (...) A poesia surge então como um fenômeno de liberdade."

"Com a poesia a imaginação coloca-se na margem em que precisamente a função do irreal vem arrebatar ou inquietar - sempre despertar - o ser adormecido nos seus automatismos."

"A palavra de um poeta tocando o ponto exato, abala as camadas profundas do nosso ser"

"Tudo se ativa quando se acumulam as contradições."

"Assim, uma imensa casa cósmica existe potencialmente em todo sonho de casa. De seu centro irradiam-se os ventos e as gaivotas saem pelas janelas. Uma casa tão dinâmica permite ao poeta habitar o universo. Ou, noutras palavras, o universo vem habitar sua casa."

"(...) os poetas são nossos mestres. Com que forças eles provam que as casas para sempre perdidas vivem em nós. Em nós elas insistem para reviver, como se esperassem de nós um suplemento de ser." 

"Alojado em toda parte, mas sem estar preso a lugar algum: essa é a divisa do sonhador de moradas."

"Quando um sonhador reconstrói o mundo a partir de um objeto que ele encanta com seus cuidados, convencemo-nos de que tudo é germe na vida de um poeta."

"Toda grande imagem simples revela um estado de alma."

"Mas o verdadeiro armário não é um móvel cotidiano. Não se abre todos os dias. Da mesma forma a chave, de uma alma que não se entrega, não está na porta."

*Gaston Bachelard in "A poética do espaço". Ed. Martins Fontes. SP. 2003

Comentários

Visitas