Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Mas que lentidão de meditação precisaríamos adquirir para viver a poesia interior da palavra, a imensidão interior de uma palavra. Todas as grandes palavras, todas as palavras convocadas para a grandeza por um poeta, são chaves do universo, do duplo universo do Cosmos e das profundezas da alma humana"

"Para Baudelaire, o destino poético do homem é o de ser o espelho da imensidão; ou, mais exatamente ainda, a imensidão vem tomar consciência de si mesma no homem. Para Baudelaire, o homem é um ser vasto"

"O sonhador faz correrem ondas de irrealidade sobre o que era o mundo real"

"O fato de descrever objetivamente um devaneio já é diminuí-lo e interrompê-lo. Quantos sonhos contados objetivamente que nada mais são que onirismo feito pó! Ante uma imagem que sonha, é preciso tomá-la como um convite para continuar o devaneio que a criou"

"Os caracóis constroem uma casinha que carregam consigo. Assim, o caracol está sem em casa, qualquer que seja a terra onde viaje"

"Para entrar no âmbito do superlativo, é preciso trocar o positivo pelo imaginário. É preciso escutar os poetas"

"Alojado em toda parte, mas sem estar preso a lugar algum: essa é a divisa do sonhador de moradas"

"Tornar imprevisível a palavra não será uma aprendizagem de liberdade ? Que encanto a imaginação poética encontra em zombar das censuras (...) A poesia surge então como um fenômeno de liberdade"

*Gaston Bachelard in "A poética do espaço". Ed. Martins Fontes. SP. 2003.

Comentários

Visitas