Pular para o conteúdo principal

Ser filósofo no século XXI*


Quer ser “filósofo” no século XXI? Comece escrevendo artigos e submeta-os a boas revistas nas quais há bons avaliadores. Um filósofo inicia sua reflexão dialogando com outros autores, compreendendo-os e discordando deles quando é possível, como Aristóteles nos ensinou.

Acha que o ambiente acadêmico é despreparado? Pior é tornar-se julgador da própria obra ou se valer do julgamento daqueles que pouco sabem a respeito do conteúdo com o qual você lida.

Julga algum filósofo ruim? Experimente escrever um artigo refutando-o e envie para algum avaliador que dedicou mais tempo do que você ao estudo desse pensador.

Por que um artigo e não um livro? Porque, em geral, até o “menino do Acre” escreve um livro e publica por uma editora que visa unicamente o lucro, enquanto a publicação de um artigo depende da ponderação de editores e avaliadores que não recebem nada por isso e têm apenas a intenção de melhorar a qualificação da revista; e, para isso, precisam publicar bons trabalhos.

Mas, até revistas científicas mundialmente consagradas como a “Nature” aceitaram artigos mal feitos ou falsos, não é? No entanto, esses trabalhos foram posteriormente desmascarados.

Ah, isso não é idolatria à academia? Não, estou ciente de que ela também possui falhas e limites, assim como toda instituição humana.

Mas, a academia hoje não aceitaria trabalhos filosóficos como os que foram escritos por Platão, Aristóteles, Agostinho, Tomás de Aquino etc., certo? Cada um deles escreveu de acordo com as características aceitas em seu próprio tempo: diálogos, tratados, confissões, sumas etc. Hoje, certamente, eles se adaptariam e provavelmente seriam tão geniais quanto o foram em suas respectivas épocas.

Há muitos pesquisadores que publicaram muitos artigos e nem todos foram grandes filósofos, certo? Nada nessa vida é para todo mundo. O mesmo vale para a filosofia. Muitos serão excelentes intérpretes de obras filosóficas, outros serão grandes professores de filosofia e alguns serão filósofos no sentido estrito. Não há nada de errado nisso.

Por que praticar hoje uma filosofia diferente da que era praticada na Antiguidade e na Idade Média? Pelo fato de que você, seu contexto, sua cultura e seu período histórico não são daquelas épocas.

Mas, encontramos filósofos em nosso tempo que não vieram da academia, certo? Sim. Mas, atualmente, um filósofo que surge fora da academia é exceção. Você que está lendo este texto, muito provavelmente, é a regra. Caso você seja a exceção, siga a vida e desconsidere as minhas palavras.
Você discorda desta postagem e quer comentar? Seja, pelo menos, educado.

Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Escritor. Educador. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas