Pular para o conteúdo principal

A proposta husserliana do mundo vivido como originário*


Podemos dizer que um dos intentos de Husserl com sua proposta fenomenológica é o de reivindicar o mundo vivido como a origem de nossos conhecimentos, de modo que o mundo conhecido ou objetivo não pode ser, como propõe o psicologismo de seu tempo, o único considerado verdadeiro.

Desse modo, a ciência astronômica, por exemplo, que apresenta a Terra como um planeta ao lado dos demais, isto é, como mais um objeto como os outros, nasceu na própria Terra. Em outras palavras, o astrônomo parte da Terra como referencial vivido para definir objetivamente o movimento da terra, bem como a questão do repouso, do espaço e do caráter objetivo em geral.

Com isso, a Terra não é mais um lugar possível de se referenciar dentro da infinidade de possibilidades que o universo apresenta. O astrônomo parte de suas experiências, do mundo vivido, para expor seus enunciados científicos. O que nos leva à seguinte proposta de Husserl: o mundo vivido é a origem do mundo conhecido ou objetivo.

A primeira consequência dessa reflexão é a de que o conflito segundo o qual o mundo conhecido é considerado o verdadeiro, enquanto o mundo vivido é o falso, perde seu fundamento. Pois, de algum modo, podemos afirmar que o mundo vivido é o mais verdadeiro, não por poder ser “comprovado” pelo método da ciência, mas por ser a base originária da experiência que nos serve como orientação, inclusive, para fazer ciência.

Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas