Pular para o conteúdo principal

Sobre leituras aprofundadas*



Não é possível ler com profundidade todos os livros que desejamos conhecer. Acho até complicado seguir o método de leitura proposto por Mortimer Adler para ler satisfatoriamente todos os livros indicados por ele e mais outros que nós escolheremos para nossa própria pesquisa.

Essa dificuldade se agrava se tomamos conhecimento dessa obra e/ou inicia sua vida intelectual depois de certa idade. Uma orientação adequada na adolescência é diferente de quando é adquirida na vida adulta. Basta observar nossa educação básica, para constatarmos que essa é a realidade da maioria dos brasileiros.

Não há uma fórmula mágica para solucionar esses limites. Então, o jeito é nos esforçar para superar a precária educação recebida e buscar progredir diariamente.

Outro ponto importante é saber escolher o que vamos ler e, entre estes escolhidos, distinguir o que leremos minuciosamente e o que será lido de modo mais panorâmico em busca de elementos específicos na obra.

Ainda dentro desse assunto, devemos destacar a limitação intelectual, caracterizada pelas limitações em relação à atenção – inevitavelmente agravada pela tecnologia – e pelo fato de absorvermos apenas uma parte do que estudamos.

Portanto, além de saber ler, devemos aprender a escolher o que vamos ler.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Escritor. Pesquisador. Filósofo Clínico.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas