Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Acrescentarei que o redobramento é a marca simbólica do plural. Por isso, cada um torna-se um outro. Comunga com o outro e com a alteridade em geral"

"Para retomar a oposição modernidade/pós-modernidade, podemos dizer que, na primeira, a história se desenrola, enquanto que na segunda o acontecimento advém. Ele se intromete. Ele força e violenta. Daí o aspecto brutal, inesperado, sempre surpreendente que não deixa de ter" 

"O excesso é simplesmente revelador de um estado de espírito latente"

"(...) o estilo decadente na pintura ou na vestimenta, em resumo, o nomadismo ambiente traduz bem o retorno dos bárbaros aos nossos muros (...)"

"A verdadeira vida está por toda parte, exceto nas instituições (...) Ela é feita de ensaios-erros, marca, por excelência, da vitalidade, no que ela tem de aventureira. Indico no princípio deste livro: a verdadeira vida não tem projeto porque não tem objetivo definido. Daí o aspecto pulsante de suas manifestações"

"Os bem intencionados, hoje em dia, chamaram a isso 'globalização' ou 'mundialização'. Sem se dar conta, desconectados como estão da surrealidade societal, de que tudo isso é pura abstração, limitada à ordem econômica ou política"

"(...) o cotidiano é o verdadeiro princípio de realidade, melhor ainda, da surrealidade"

"Com Holderlin: 'Aí onde cresce o perigo, cresce o que salva'"

"Há aqui uma antinomia de valores que merece ser pensada: a morosidade do instituído, a alegria do instituinte. Antinomia que se manifesta, cada vez mais, com toda clareza, em particular nas voracidades festivas, no culto ao corpo, na exacerbação da aparência, tudo, certamente, fundado sobre a saturação do projeto longínquo e a celebração de uma espécie de instante eterno"

*Michel Maffesoli in "O instante eterno - o retorno do trágico nas sociedades pós-moderna". Ed. Zouk. SP. 2003.

Comentários

Visitas