Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"O paradoxo é a marca essencial desses momentos cruciais, nos quais o que está em estado nascente tem muita dificuldade para se afirmar diante dos valores estabelecidos"

"(...) o viajante apresenta um risco moral inegável, e isso por ser portador de novidades (...)"

"(...) o nomadismo não se determina unicamente pela necessidade econômica, ou a simples funcionalidade. O que o move é coisa totalmente diferente: o desejo de evasão. É uma espécie de 'pulsão migratória' incitando a mudar de lugar, de hábito, de parceiros, e isso para realizar a diversidade de facetas de sua personalidade"

"A nostalgia do outro lugar engendra a errância que, por sua vez favorece um ato fundador. A anomia e a efervescência são fundações sólidas de qualquer nova estruturação"

"Philippe Pons traça um sugestivo quadro de todos esses saltimbancos: monges, mendigos, músicos, sacerdotisas praticantes do xamanismo, dançarinas e artistas de todos os gêneros, que infringem as regras da aldeia, e com isso provocam uma importante mexida social"

"Em constantes peregrinações, sempre à margem, vivendo e suscitando a aventura, o profeta está nas encruzilhadas. Seu discurso está sempre no limite, sua atitude é um desafio ao instituído. Na comunidade é que ele se situa, fazendo-a viver na inquietude"

"A realidade em si não é mais que uma ilusão, é sempre flutuante, e não pode ser compreendida a não ser em seu perpétuo devir"

"Ninguém pode se gabar de ter uma morada permanente. Em suas diversas manifestações, a vida é sempre um caminhar entre o aqui e o alhures"

*Michel Maffesoli in "Sobre o nomadismo - Vagabundagens pós-modernas". Ed. Record. RJ. 1997. 

Comentários

Visitas