Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"O mundo só é miserável para aqueles que nele projetam sua própria miséria"

"É preciso saber resistir ao que é superficialmente claro, imediatamente compreensível porque totalmente racional"

"(...) a sociedade, no que tem de estabelecida, não gosta que se lhe lembre que ao lado da via regia da razão, existe o mundo obscuro da paixão"

"(...) cada coisa sempre é, mais ou menos, outra coisa em relação àquilo que parece ser, ou aquilo que se quer que ela seja"

"(...) Porque estar inquieto ou em desequilíbrio não é, afinal de contas, o próprio de todo elã vital ?"

"O paradoxo é a marca essencial desses momentos cruciais, nos quais o que está em estado nascente tem muita dificuldade para se afirmar diante dos valores estabelecidos"

"(...) o não-pertencimento a um lugar é a própria condição de uma possível realização de si na plenitude do todo"

"O andarilho, como o nome indica, serve de certa forma de má consciência. Ele violenta, por sua própria situação, a ordem estabelecida, e lembra o valor da ação de pôr-se a caminho. Assim, não basta analisá-lo, a partir de categoriais psicológicas, como um indivíduo agitado ou desequilibrado, mas certamente como a expressão de uma constante antropológica: a da pulsão do pioneiro, que está sempre à frente na procura do Eldorado" 

"(...) o viajante apresenta um risco moral inegável, e isso por ser portador de novidades!"

"(...) o nomadismo não se determina unicamente pela necessidade econômica, ou a simples funcionalidade. O que o move é coisa totalmente diferente: o desejo de evasão. É uma espécie de 'pulsão migratória' incitando a mudar de lugar, de hábito, de parceiros, e isso para realizar a diversidade de facetas de sua personalidade"

"É uma boa metáfora do aspecto fundador do nomadismo que, por saber escapar da esclerose da instituição, pode ser eminentemente construtor"

"Há um empenho inicial para estabelecer um cerco em torno do errante, daquele que se desvia, do marginal, do estrangeiro, depois para domesticar, para estabelecer em uma residência o homem sem condição de nobreza, assim privado de aventuras"

"Em constantes peregrinações, sempre à margem, vivendo e suscitando a aventura, o profeta está nas encruzilhadas. Seu discurso está sempre no limite, sua atitude é um desafio ao instituído. Na comunidade é que ele se situa, fazendo-a viver na inquietude" 

"A realidade em si não é mais que uma ilusão, é sempre flutuante, e não pode ser compreendida a não ser em seu perpétuo devir"

"Ninguém pode se gabar de ter uma morada permanente. Em suas diversas manifestações, a vida é sempre um caminhar entre o aqui e o alhures"

"Não há nenhuma sociedade, qualquer que seja, que não tenha necessidade, em um momento ou em outro, de questionar o arranjo bem-comportado de sua organização"

"A aventura garante a mobilidade no próprio seio daquilo que está petrificado. Com seu aspecto de removedor, a aventura permite o olhar exterior. Ao princípio da realidade, no que tem de limitado, opõe o ilimitado dos possíveis"

"(...) Em sua própria cidade, o filósofo é como um viajante 'chegado de volta'. O mundo inteiro é a casa em que ele pode viver sua vida"

"Em relação ao sedentário, o errante é, de fato, sempre inquietante. O errante carrega consigo muitos sonhos complexos. Sonhos, sobretudo, de que ele não abdicou. Sonhos que continuam a animar sua vida e que, justamente, o mantêm no caminho"

*Michel Maffesoli in "Sobre o nomadismo - vagabundagens pós-modernas". Ed. Record. RJ. 2001. 

Comentários

Visitas