Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) na proporção em que o matrimônio passou a ser considerado sagrado e indissolúvel, a psiquiatria involuntária foi considerada indispensável, uma verdadeira benção; e na medida em que a discórdia conjugal e o divórcio são considerados escandalosos, a doença mental e seu tratamento compulsório serão considerados científicos"

"A loucura, conforme sugeri há algum tempo, é fabricada. num certo sentido, por alienistas. Em outras palavras, a psiquiatria produz a esquizofrenia ou, mais precisamente, os psiquiatras criam esquizofrênicos (...)"

"(...) na medida em que é concedido aos psiquiatras o privilégio, em sociedades livres, de tratar pessoas adultas contra a vontade delas - um privilégio de que outros médicos e profissionais não gozam -, a psiquiatria tornar-se assimilada a jurisprudência e ao direito carcerário; em suma, torna-se uma disciplina para controlar os desviantes, não para curar doenças" 

"A esquizofrenia é definida de modo tão vago que, na realidade, trata-se de um termo frequentemente aplicado a quase toda e qualquer espécie de comportamento reprovado pelo locutor"

"Antes de 1900, os psiquiatras acreditavam que a paralisia geral era devida à má hereditariedade, alcoolismo, fumo e masturbação (...)"

"A hospitalização psiquiátrica tem a vantagem de lograr o mesmo resultado que o homicídio, mas sem deixar cadáver; o controle do produto assim criado, apropriadamente designado por 'morto-vivo', justifica-se facilmente, além do mais, mediante o recurso a sua propriedade característica: a loucura"

*Thomas S. Szasz
Médico psiquiatra e anti psiquiatra. Prof. na Universidade de Nova York, in "Esquizofrenia - o símbolo sagrado da psiquiatria". Ed. Zahar. 1978. RJ.  

Comentários

Visitas