Pular para o conteúdo principal

O intervalo e a duração*



Os silêncios só não dizem nada para quem ainda é analfabeto em sentir para ler uma alma através de um olhar profundo, de um sorriso sutil ou de um gesto capaz de contar histórias por conter mais de mil palavras.

Nós somos feitos de histórias. Desde o átomo até a célula e os complexos organismos, tudo é feito de histórias. As descobertas e as comprovações são histórias que ora precisamos saber como ouvir, ora como contá-las, ora como vivê-las sentido na própria pele.

E toda história é feita de intervalos e durações, pausas e emissões com prazo de validade e delimitações na pulsação porque toda a vida é musical demais. Mas há sempre o que fica e prossegue para muito além de nós mesmos.

São os legados que não raro em silêncio tocam muitos outros corações seja para comover seja para doer pelo menos enquanto não se compreende mais uma história da qual tivemos participação.

Afinal, em toda história há silêncios que podem dizer muito mais do que qualquer narrativa, sobretudo, quando se construiu intimidades sinceras e recíprocas. Musa!

*Prof. Dr. Pablo Mendes
Filósofo. Educador. Escritor. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Uberlândia/MG

Comentários

Visitas