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Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"(...) o sentido depende do nível em que o leitor se coloca"

"Dionísio é um deus complexo, dialético; é ao mesmo tempo um deus infernal e da renovação; é o próprio deus desta contradição. É verdade que, ao se civilizarem, isto é, ao passarem à categoria de instituições civis, os gêneros dionisíacos (ditirambo, drama satírico, comédia) purificaram, simplificaram, apaziguaram o temperamento inquietante do deus: era uma questão de ênfase" 

"(...) o sentido obtuso parece desdobrar suas asas fora da cultura, do saber, da informação;/ analiticamente, tem algo de irrisório: porque leva ao infinito da linguagem, poderá parecer limitado à observação da razão analítica; pertence à classe dos trocadilhos, das pilhérias, das despesas inúteis; indiferente às categorias morais ou estéticas (o trivial, o fútil, o postiço, o pastiche), enquadra-se na categoria do carnaval (...)"

(...) dizer o contrário sem renunciar ao que se contradiz: Brecht teria amado esta dialética dramática (com dois termos)"

"O sentido obtuso é descontínuo, indiferente à história e ao sentido óbvio; esta dissociação tem um efeito de contra natureza ou, pelo menos, de distanciamento em relação ao referente (do real como natureza, instância realista)"

"O sentido obtuso é um significante sem significado; daí a dificuldade para nomeá-lo: minha leitura fica suspensa entre a imagem e sua descrição, entre a definição e a aproximação. Se não se pode descrever o sentido obtuso, é que, ao contrário do sentido óbvio, não copia nada: como descrever o que não representa nada ?" 

"Óbvio quer dizer: que vem à frente, e é exatamente o caso deste sentido, que vem ao meu encontro; em teologia, como nos ensinam, o sentido óbvio é aquele 'que se apresenta naturalmente ao espírito', (...) Quanto ao outro sentido, o terceiro, aquele que é 'demais', que se apresenta como um suplemento que minha intelecção não consegue absorver bem, simultaneamente teimoso e fugidio, proponho chamá-lo o sentido obtuso (...)"

"(...) não colaboram para que minha leitura resvale ? Um ângulo obtuso é maior do que um ângulo reto (...) também o terceiro sentido parece-me maior do que a perpendicular pura, reta, cortante, legal, da narrativa: parece-me que o terceiro sentido abre o campo do sentido totalmente, isto é, infinitamente (...)"

"Há em cada pessoa, uma pluralidade, uma coexistência de léxicos; o número e a identidade desses léxicos formam o idioleto de cada um"

*Roland Barthes in "O Óbvio e o obtuso". Ed. Nova Fronteira. RJ. 1990. 

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