Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"A loucura, conforme sugeri há algum tempo, é fabricada, num certo sentido, por alienistas. Em outras palavras, a Psiquiatria produz a esquizofrenia ou, mais precisamente, os psiquiatras criam esquizofrênicos"

"(...) na medida em que é concedido aos psiquiatras o privilégio, em sociedades livres, de tratar pessoas adultas contra a vontade delas - um privilégio de que outros médicos e profissionais não gozam -, a psiquiatria torna-se assimilada a jurisprudência e ao direito carcerário; em suma, torna-se uma disciplina para controlar os desviantes, não para curar doenças"

"Toda a história da psiquiatria se baseia aparentemente na premissa - inexplícita, mas por isso mesmo ainda mais importante - de que os psiquiatras têm o direito a 'diagnosticar' qualquer pessoa, em qualquer parte, viva ou morta, quer ela goste ou não"

"(...) a esquizofrenia é um símbolo sagrado da psiquiatria, da mesma forma que, digamos, o Cristo crucificado é um símbolo sagrado do cristianismo"

"Lembrando os ensinamentos de Ronald Laing:'O homem futuro verá que aquilo a que chamamos 'esquizofrenia' foi uma das formas em que, frequentemente através de pessaos comuns, a luz começou a penetrar através das brechas de nossas mentes excessivamente fechadas'" 

"Quando os guardiães de manicômios chamam de 'pacientes' seus prisioneiros e de 'doenças' o (mau) comportamento de seus prisioneiros, e quando se intitulam 'doutores' e chamam suas punições de 'tratamentos', eles estão, com efeito, usando conosco (e possivelmente com eles mesmos) o mesmo ardil a que Ulisses recorreu contra os Ciclopes"

"Assim, a verdadeira Medicina ajuda os verdadeiros médicos a tratarem ou curarem verdadeiros pacientes; a falsa Medicina (Psiquiatria) ajuda falsos médicos (psiquiatras) a influenciarem ou controlarem falsos pacientes (os doentes mentais)"

"A essência da minha argumentação é que homens como Kraepelin, Bleuler e Freud não eram o que afirmavam ou pareciam ser, notadamente, médicos ou investigadores médicos; eles eram, de fato, líderes e conquistadores político-religiosos. Em vez de descobrirem novas doenças, eles ampliaram, através da psiquiatria, as metáforas, o vocabulário, a jurisdição e, por conseguinte, o território da Medicina ao que não eram nem são doenças (...)" 

"Como Bleuler tampouco descobriu qualquer doença nova, nem desenvolveu qualquer novo tratamento, sua fama assenta, em minha opinião, no fato de ter inventado uma nova doença - e, através dela, uma nova justificativa para se considerar o psiquiatra um médico, o esquizofrênico um paciente e a prisão em que aquele confina este, num hospital"

*Dr. Thomas S. Szasz. Médico psiquiatra (anti-psiquiatria). Prof. na Universidade do Estado de Nova York in "Esquizofrenia - o símbolo sagrado da psiquiatria". Zahar Editores.RJ. 1978. 

Comentários

Visitas