Pular para o conteúdo principal

Reflexões de um Filósofo Clínico*

(...)

A filosofia clínica é uma das respostas?

Desde os anos de 1980 (alguns estudos apontam movimentos em décadas anteriores), estudiosos ao redor do mundo começaram a pensar a aplicação da filosofia em atendimentos de consultório. A filosofia clínica é uma dessas propostas. Além disso, ela é genuinamente brasileira, com fundamento e método próprio. 

Assim como alguns outros sistematizadores de terapias, Lúcio Packter veio da medicina; mas, como estudioso das psicologias, da neurologia, da psiquiatria e, sobretudo, da filosofia, foi além das compreensões fisiológicas do ser humano. 

Os estudos realizados por Packter o levaram a constituir o método da clínica filosófica. Trata-se de um método que nos leva a considerar a singularidade em suas consequências mais radicais: cada pessoa é única, assim como seu contexto, sua história, sua estrutura e seu modo de viver. 

                                               ************************

Como assim? A filosofia clínica não tem padrões de procedimentos? 

 Em filosofia clínica, não há indicações padronizadas sobre o bem viver. Algo que é bom para uma pessoa, pode ser ruim para outra. Essa noção é radicalizada a ponto de constituir o procedimento de trabalho do filósofo clínico. 

Há um método construído e atualizado a partir de atendimentos e pesquisas. Ele oferece meios para compreender o outro e proceder de modo personalizado, segundo a estrutura constituinte de quem procura os cuidados do terapeuta. 

Essa compreensão está na história de vida da pessoa e seus contextos (historicidade e exames categoriais), nos elementos que a habitam (estrutura de pensamento) e em seu modo de proceder (submodos). 

                                                 ************************ 

Se cada pessoa é singular, como vou proceder ? 

A proposta da singularidade gera inquietação em alguns formandos em filosofia clínica. A ideia de ver cada pessoa como única em suas características, vivências, constituições, história etc. tem uma consequência clara: a compreensão do que será trabalhado e os caminhos para tal também serão inéditos. 

Não há fórmula de como proceder diante de determinados problemas. O método clínico filosófico é de outra ordem. Ele nos conduz a compreensão da pessoa, do partilhante, em sua singularidade. 

A partir daí, o que se segue nessa construção compartilhada não vira estatística ou modelo para repetir em situações futuras semelhantes. Se é singular, as semelhanças são aparentes ou pontuais, assim como os assuntos a serem trabalhados e os procedimentos realizados com essa finalidade.

(...)

* Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo 

Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico.

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas