"Embora os jovens possam
tornar-se geômetras, matemáticos e conhecedores de matérias semelhantes, não
acredito que exista um jovem dotado de sabedoria prática. O motivo é que essa
espécie de sabedoria diz respeito não só aos universais mas também aos
particulares – que são conhecidos pela experiência. Ora, um jovem carece de
experiência, que só o tempo pode dar.
Por que um menino pode tornar-se
matemático, porém não filósofo? É porque os objetos da matemática existem por
abstração, enquanto os primeiros princípios das outras matérias provêm da
experiência; e também porque os jovens não têm convicção sobre esses primeiros
princípios, contentando-se em utilizar a linguagem apropriada, ao passo que a
essência dos objetos da matemática lhes é bastante clara" (ARISTÓTELES.
Ética a Nicômaco, livro VI).
É por isso que eu confio no
trabalho de jovens tecnocientistas fazendo "ciência normal", mas
desconfio de jovens políticos, magistrados e filósofos.
* * *
Uma cultura literária sólida
poderia acelerar o amadurecimento de qualquer um. Porém, pedir a um jovem de
nosso tempo que leia boa poesia, bom romance e bom drama é, com toda a
probabilidade, falar ao vento: Cecília Meireles, Tolstói e Sófocles parecem-lhes
leituras pré-históricas.
*Prof. Dr. Gustavo Bertoche
Filósofo. Mestre e Doutor em
Filosofia. Professor. Escritor. Musicista. Filósofo Clínico. Em 2019, por
indicação do conselho e direção a Casa da Filosofia Clínica, recebeu o título
de “Doutor Honoris Causa”.
Curitiba/PR
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