"Teme o homem de um só livro." A advertência, atribuída a São Tomás de Aquino, atravessou os séculos sem perder sua força provocativa. Em um tempo marcado pela especialização, ela pode parecer desconfortável. Estaria o pensador medieval desconfiando do conhecimento profundo? Nada sugere isso. Sua obra testemunha precisamente o contrário.
A advertência parece apontar para
algo mais sutil: o risco não está em conhecer profundamente um livro, uma
teoria ou um campo do saber, mas em transformá-los na única lente pela qual
observamos a realidade.
A especialização figura entre as
maiores conquistas da inteligência humana. Graças a ela, avançamos na ciência,
na medicina, na tecnologia e na filosofia. O especialista amplia fronteiras e
torna visíveis aspectos do mundo que, sem sua dedicação, permaneceriam
obscuros.
Todavia, toda conquista
intelectual traz consigo uma tentação: confundir profundidade com totalidade.
À medida que nos aprofundamos em
determinado conhecimento, podemos acreditar que ele explica o conjunto da
experiência humana. Quando isso ocorre, a interpretação passa a preceder o
encontro, e a realidade corre o risco de ser reduzida à confirmação de nossas
convicções.
É nesse ponto que a Filosofia
Clínica apresenta uma importante contribuição. Em vez de partir de teorias
universais para compreender a pessoa, propõe aproximar-se da singularidade de
cada existência, privilegiando a escuta da trajetória vivida antes de qualquer
enquadramento conceitual.
Nessa perspectiva, cada indivíduo
é concebido como alguém que construiu, ao longo da vida, uma forma própria de
atribuir sentido ao mundo. Antes dos conceitos, há uma história; antes das
classificações, há uma experiência.
Assim, o "homem de um só
livro" não é necessariamente alguém que leu pouco. Pode ser, inclusive,
alguém erudito. O problema surge quando toda situação recebe a mesma explicação
e toda novidade é absorvida por um pensamento já consolidado.
Nesses casos, o outro deixa de
ser um mistério a ser compreendido e passa a ser interpretado antecipadamente.
Sem perceber, deixamos de encontrar pessoas e passamos a encontrar categorias.
A vida, porém, resiste a essa
redução.
Experiências como a perda, o
cuidado, a fragilidade, o amor e a passagem do tempo possuem uma profundidade
que nenhum sistema teórico consegue abarcar integralmente. Não porque os
conceitos sejam inúteis, mas porque a existência sempre excede as palavras que
empregamos para descrevê-la.
Talvez por isso as pessoas
verdadeiramente sábias sejam, com frequência, excelentes ouvintes. Elas
reconhecem que cada ser humano abriga uma paisagem singular, composta de
memórias, afetos, escolhas, sofrimentos e esperanças. Nem toda paisagem pode
ser inteiramente percorrida pelos mapas elaborados por outros.
Essa é uma das lições mais
significativas da escuta filosófica: compreender alguém não significa
enquadrá-lo, mas aproximar-se com respeito suficiente para que sua história
possa emergir.
Em uma época marcada pela rapidez
dos julgamentos e pela necessidade de respostas imediatas, essa postura parece
quase contracultural. Escutar tornou-se raro. No entanto, é justamente na
escuta que reside uma das formas mais elevadas de sabedoria.
Há livros que transformam vidas.
Há autores que nos acompanham durante décadas. Há ideias que continuam
iluminando nossos caminhos muito depois da leitura. Não precisamos desconfiar
delas.
Precisamos apenas recordar que a
luz não é a paisagem.
A paisagem permanece maior do que
qualquer teoria, convicção ou sistema de pensamento. É ela que desafia nossas
certezas e nos convida a permanecer aprendizes.
Quem sabe esse seja o sentido
mais profundo da advertência atribuída a São Tomás de Aquino: não abandonar os
livros, mas não esquecer o que existe para além deles.
A sabedoria não consiste em
reduzir o mundo às nossas explicações, mas em conservar a abertura diante
daquilo que continua a ultrapassá-las. E, quando por um instante desviamos os
olhos da página, a paisagem reaparece para nos recordar que a realidade será
sempre maior do que qualquer livro capaz de descrevê-la.
*Valter da Silveira Machado
Graduado em Tecnologia em Gestão
Ambiental – Filósofo – Filósofo Clínico
Juiz de Fora/MG

Comentários
Postar um comentário