“Nem sabia se era começo ou fim. Poderia ser tudo ou nada.”
Helio Strassburger
A impressão durante quase toda a
leitura é de estar diante de uma poesia. Não há absolutamente nenhuma indução
neste sentido pelo título; é que ela está presente em sua fala, tanto quanto na
singularidade. O ritmo é o da poesia que provoca, que não quer esclarecer, mas
dar uma chance aos mais epistemológicos de se deliciar.
Hélio força o leitor a fazer
certo ajuste para entrar no mundo da especulação e acredito que este seja pelo
menos uma de suas características. A ausência de pronomes definidos e a sensação
de que estamos a todo o momento sendo levados a um caminho de sugestões – como
um convite a um passeio pela complexidade das palavras – expressam bem esse
sentimento.
Não há obviedade na leitura, mas
e daí... também não há nenhuma no ser humano (pré-juízos meus!). Ela acontece
de uma maneira curiosa, que impele a uma reflexão quase artística. Muitas vezes
é possível (e inevitável) se perder na beleza da escolha de termos, que para
muitos podem até ser equívocos. Quantas vezes são necessárias releituras para
encontrar o sentido claro/oculto das entrelinhas. A estrutura de pensamento
deve estar aberta e receptiva à percepção. Se estiver, é uma festa na apreensão
e interiorização de uma possível proposta. O texto é uma dança de
possibilidades e é justamente aí que reside sua riqueza.
Nosso professor e filósofo
clínico provavelmente não tem a intenção de ser elucidativo. Deixa a quem se
aventura a emoção desse passeio por entre suas impressões acerca da
singularidade, que por si só, convenhamos, já seria uma grande viagem. Não é
fácil chegar a um consenso sobre o texto, mas existe algum que se preze a
consensos? Se assim fosse não exerceriam encantos sobre os que os leem, pois
estariam condenados à superficialidade dos que nada, ou muito pouco, têm a
dizer, dando voltas e mais voltas sem chegar a qualquer paragem. Não que isso
importe tanto, pois há vias de beleza em qualquer lugar, dependendo isso
somente do momento em que se encontra a estrutura de pensamento. Mas qualquer
uma é plástica o bastante para se permitir, teoricamente, qualquer movimento.
Às vezes, porém, o ritmo causa
estranheza e incomoda pela extensão e pelo contexto, algo caótico.
Sinceramente, ao leigo não é recomendável que esteja desbravando, iniciando,
seus estudos em Filosofia Clínica, ainda que esta esteja plenamente situada em
cada frase, rica ou não em seus vice conceitos, estes sempre belos submodos
presentes. Assim, a percepção singular prossegue, calma e pausadamente,
amadurecendo a loucura expressa na singela intenção pretensiosa da dúvida
inevitável.
O texto incomoda e instiga, mas
emociona. Deve ser saboreado como um desafio, como a vida. E justamente por
isso que faz com que muito, de tudo, valha a pena. Um pressuposto justo a quem
se aventura, mas igualmente provoca encanto em suas associações ou impressões
subjetivas, pois incita o levantar dos olhos para alcançar uma visão
diferenciada do próximo. O próximo também é complexo, com sua singularidade nem
sempre simples e terna, mas sempre disposta a reverberar e contagiar. Como as palavras,
em suas ricas disposições, podem iniciar as consequências do voo da borboleta.
Em Filosofia Clínica, a
singularidade poética de cada ser consciente é justamente o que fascina. As
muitas possibilidades que se abrem em torno de cada ser e em cada aventura
passível de ser vivenciada é o que torna bela a caminhada. Não importa para
onde o olhar se remeta, o que conta é a consciência envolvida, a respiração
conjunta que impulsiona, mesmo que não se saiba exatamente para onde, ou para
quê.
Hélio Strassburger é rígido
quando cuida da formação do filósofo clínico e sugere, pretensiosamente,
direcionar o exercício peculiar de cada um. Mas o faz de forma carinhosa e
muito bem estruturada, resultado de suas vivências clínicas e dos quilômetros
percorridos de uma didática envolvente e livre. Há surpresas em cada encontro.
*Luana Tavares
Filósofa. Mestre em Filosofia. Escritora. Filósofa
Clínica
Niterói/RJ
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