Pular para o conteúdo principal
Como Belano casou com Janice sem saber que continuava casado com Jaqueline

Lúcio Packter
Pensador da Filosofia Clínica


Belano conheceu Janice um ano após o divórcio. Ele concedeu o divórcio a Jaqueline após uma pequena encenação circense na qual ela ameaçou os medos mais íntimos de Belano. Ele aceitou o divórcio e, no fim, estava quase implorando para que ocorresse.

Durante as consultas, Belano iniciava falando o quanto estava feliz com Janice, o quanto a amava. Então, alguma coisa mudava em seus olhos, ele pigarreava, discorria longamente sobre o quanto sua vida com Jaqueline havia sido restritiva aos sonhos, aos desejos mais simples como conversar com os amigos antes de voltar para casa.

Ele contava da nova casa com Janice e conseguia descrever uma casa maravilhosa, com jardim de inverno, gramados em planos inclinados, tudo em poucos minutos; em longos minutos ele descrevia o apartamento escuro, cortinas sempre cerradas, no qual viveu com Jaqueline. Descrevia minuciosamente os hábitos de Jaqueline que a levavam a gostar das cortinas sempre cerradas.

- O que o senhor quiser saber dela, pergunte para mim. Eu sou uma autoridade nos caprichos dela.

Belano era demorado em suas observações sobre Jaqueline. Às vezes ele estava tornando uma história minuciosa e era difícil diferenciar se ele estava tratando de Janice ou de Jaqueline. Em vários momentos ele parecia não saber também. Chamava uma pelo nome da outra frequentemente.

Belano afirmava querer esquecer, querer uma nova vida ao lado de uma nova mulher, mas cada vez que se ocupava do novo o antigo lhe retornava. Ele olhava diretamente para aquilo que desejava não ver e que assim acabava vendo cada vez mais, cada vez mais. Cada vez mais.

Foram muitos meses de entrevistas até que um dia Belano, cansado, decidiu não falar mais de Jaqueline, decidiu não pensar mais nela, não se ocupar das coisas que foram. Belano decidiu falar sobre Janice, decidiu pensar sobre Janice, decidiu se ocupar de Janice. Decidiu olhar, tocar, estar com Janice. Belano então de fato iniciou seu casamento

Comentários

Visitas