domingo, 24 de janeiro de 2016

Mônica Aiub desfilia-se da ANFIC*


       Esclarecimentos sobre minha desfiliação da ANFIC:

     Iniciei meus estudos em filosofia clínica em 1997, desde então tenho dedicado grande parte de meu trabalho, incluindo as pesquisas, a esta área. Além das pesquisas, do trabalho em consultório, da responsabilidade pela formação dos filósofos clínicos em São Paulo, atuei na formação da Associação Nacional de Filósofos Clínicos – ANFIC, fundada em 2008. Fui sócia fundadora e presidente desta associação de 2008 a 2010 e de 2012 até dia 16 de janeiro de 2016, quando, durante a Assembleia Extraordinária convocada por mim para a reforma estatutária, renunciei ao cargo de presidente. Findada a assembleia, desfiliei-me da ANFIC.

     Minha decisão foi provocada, principalmente, pelo distanciamento que observo entre as práticas da filosofia clínica e sua base, a filosofia. Desde o início tenho defendido que a filosofia clínica é filosofia, e com isso quero dizer que não podemos nos distanciar da pesquisa filosófica, da metodologia filosófica, do pensar filosoficamente. Vejo tal distanciamento ocorrendo cada vez mais, tanto no que se refere à construção conceitual, como na prática de alguns filósofos clínicos e especialistas em filosofia clínica.

    O processo como se deu a reforma estatutária, considerando principalmente as discussões e posicionamentos, evidenciou interesses mercadológicos que sobrepujam a filosofia, e ausência de reflexão filosófica por significativa parte dos filósofos clínicos e especialistas em filosofia clínica. Isto faz com que eu não consiga mais me considerar representante da categoria, nem me sentir representada por ela.

      Diante do observado neste processo, especialmente nos dois últimos anos; diante de minhas fortes discordâncias - destacadas e evidenciadas publicamente desde então - acerca dos caminhos teóricos desenvolvidos de 2008 para cá, entendendo-se, mais especificamente, a denominada "Matemática Simbólica", as "Autogenias Horizontais, Verticais e Transversais" e as "Sinonímias", considero ser o momento de desvincular-me da ANFIC e prosseguir no caminho filosófico.

     Informo que continuarei com todas as atividades no Instituto Interseção, conduzindo os trabalhos, como sempre, e agora ainda mais, a partir da pesquisa e da reflexão filosóficas.

     Disponibilizo-me para esclarecer quaisquer dúvidas relativas a este tema.

*Prof. Dra. Monica Aiub
www.institutointersecao.com.br
institutointersecao@institutointersecao.com.br
São Paulo/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário