Pular para o conteúdo principal

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*


"Se há trinta anos você tivesse perguntado pelas ruas de Milão: 'Qual é a personalidade mais importante da sua cidade ?' lhe teriam respondido: Pirelli ou Falk. Hoje lhe responderiam que é Giorgio Armani, Silvio Berlusconi ou o Cardeal Martini. Em Milão, os poderosos não são mais aqueles que produzem bens materiais, como Pirelli ou Falk, mas sim os que se relacionam com bens imateriais."   

"Queiramos ou não, devemos saber que o único tipo de emprego remunerado que permanecerá disponível com o passar do tempo será do tipo intelectual criativo."

"As máquinas, por mais sofisticadas e inteligentes que sejam, não poderão jamais substituir o homem nas atividades criativas."

"A subjetividade é um fenômeno complexo. Significa que eu possuo uma tal autonomia de julgamento, que posso me permitir uma escolha baseada nas minhas necessidades e recursos, e não no fato de pertencer a algum grupo."

"(...) derrotar uma doença endêmica do seu sistema, a principal inimiga da criatividade: a burocracia."

"A experiência do nomadismo difuso obriga a nossa mente a uma dupla elasticidade: a elasticidade mental, necessária para perceber e lidar com a diferença entre pessoas, lugares e momentos diversos, para ver a realidade de ângulos diversos e para resolver problemas inéditos. E a flexibilidade prática, necessária para gerir situações que se transformam, para encontrar o fio que serve de guia à ação mesmo num contexto desorganizado, para transformar os vínculos em oportunidade."

"A experiência de mudança estimula, por sua vez, a criatividade."  

"Um ambiente 'criativogênico' consiste na ausência de restrições à criatividade, na presença de uma liderança carismática e num clima de entusiasmo que fecunde as ideias. Enquanto que nas organizações baseadas na burocracia as ideias são sufocadas."

"Os jovens que no ano de 2015 estarão em busca de sucesso e prestígio social não poderão se dar ao luxo de ser desonestos."

"(...) Já o aprendizado de comportamentos é bem mais complexo e requer uma 'formação'".

*Domenico de Masi in "O Ócio Criativo". Ed. Sextante. 2000. RJ.

Comentários

Visitas