Pular para o conteúdo principal

As mesmas palavras*

                                                  
"Em seu ser atual, as palavras, acumulando sonhos, fazem-se realidades."
                                    Gaston Bachelard

Uma só expressão pode conter a pluralidade indescritível de significados. Parece uma propriedade especial, essa aptidão de multiplicar-se, para acolher a diversidade existencial em cada um. 

É improvável ser o dicionário de sinônimos e antônimos, o guardião de todas as possibilidades para acessar suas variáveis discursivas. O território mutante da singularidade aprecia resguardar-se na vontade subjetiva.

Seu esboço, a reivindicar uma chave de leitura específica, propõe qualificar o reencontro com a fonte de onde partiu. Em todo lugar, a cada instante, existe um convite para desbravar inéditos. Mesmo o antigo dialeto, recuperado pelo novo olhar, pode ser refúgio de originais. Assim, as mesmas palavras podem ser outras palavras.

O encontro da expressividade com a intenção do autor delimita seu sentido inicial. Aqui não se busca o transbordamento do dizer, senão o recuo a um ponto de partida. A invisibilidade desse direcionamento, entre as primeiras e últimas declarações, protege a estrutura de pensamento da pessoa.  

Por outro lado suas derivações podem oferecer alternativas existenciais, qualificar a emancipação pessoal em seus rascunhos. Um conteúdo assim descrito pode ficar inexplicável até alguma tradução. Talvez o ajuste das velhas lentes, consiga evidenciar a multidão de possíveis na palavra desconsiderada. 

Ao sentir-se deslocada em determinado contexto, a nova percepção aprecia transcrever-se noutras direções. Nesse sentido, a distorção do termo, pode resignificar seu uso, o qual, ao atingir o teto de suas possibilidades num lugar, consiga reapresentar-se noutro, fundar uma nova república das letras. 

*Hélio Strassburger

Comentários

Visitas