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Estando em meio a criação de uma obra Rosângela Rossi Psicoterapeuta e Filósofa Clínica Juiz de Fora/MG Isso mesmo. Em meio as palavras , lá vou, caminhando Mergulhada até a alma... Sentindo, chorando e rindo Escrevendo, criando e fluindo Pura alma, coração aberto as acontecências Que o texto traz de surpresa. Nem mais sei, quem são os personagens ou eu. Sou todos no exercício da criação Como diz o poeta Walt: "sou vasto, contenho multidões". E multidões de mim, meus vários eus Vão construíndo a obra e me construindo. Não sou mais a de antes destas 400 páginas Que se prepara para o parto na revelação desvelada. Entregar- me é um também um exercício de coragem Basta ler o título da obra Que vem arrepios dos quatro cantos da terra Na transgressão a tradição. Fica a curiosidade... A ansiedade do guardar a hora certa Faz pulsar os muitos em mim. Louca ou artista. Não sei definir. Mas, que tem sido incrível Não posso negar nesta confissão, Que sai n
Quem é sua família? Beto Colombo Filósofo Clínico Criciúma/SC Você provavelmente já viu atrás dos automóveis aqueles adesivos representando a família do condutor ou da condutora do veículo, esses adesivos tornaram-se um modismo nas grandes cidades, ou como se diz por aqui, tornaram-se uma febre. Como fica uma situação em que o homem separa-se da primeira mulher, onde teve uma filha, depois ele se casa novamente com outra mulher e atualmente tem dois filhos nesse segundo casamento? E para complicar um pouco mais, a esposa atual resolve representar sua família com bonequinhos do pai de um lado, a mãe do outro lado e no meio, como que bem protegidos, os dois filhos, excluindo a filha do primeiro casamento? Sobre a ótica da nova esposa está correto, pois para ela a sua família é aquela. E como fica a cabeça da adolescente ao visitar o pai e, no passeio do fim de semana, descobre que foi excluída da nova “família” do pai, representada pelas figuras no adesivo da traseira do seu aut
MULHERES NA INTERNET Ildo Meyer Médico e Filósofo Clínico Porto Alegre/RS Em seu famoso livro “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus”, John Gray sustenta que o comportamento já vem codificado nos cromossomas: homens se retiram para “suas cavernas” para resolverem problemas, enquanto mulheres “se reúnem e conversam abertamente”. Homens são diferentes de mulheres. A mulher entra no elevador, aperta o botão do décimo andar e antes de chegar ao destino, já está conversando animadamente com outra mulher e descobrindo um novo restaurante nas redondezas. O homem entra no elevador e fica olhando para o piso ou para o relógio. Mulheres adoram fazer contatos, se relacionar, perguntar, responder. Mulheres costumam ir ao médico com mais freqüência que homens. Cuidado: nem todas as mulheres são assim, e quando se trata de saúde, 82% das mulheres sentem-se desconfortáveis para discutir o assunto com familiares e amigos. Por motivos variados, também não procuram imediatamente o médi
Filosofia Clínica ajuda a educar Mônica Aiub Filósofa Clínica São Paulo/SP É possível adaptar alguns métodos da Filosofia Clínica para melhorar o aprendizado dos alunos na escola. Caminho passa por construir uma pedagogia regional, adaptada às necessidades locais dos estudantes. Uma análise sobre a história da Educação brasileira demonstra que, desde os jesuítas, importamos modelos educacionais de outras culturas e realidades, tentando adaptá-los a nossas necessidades. Nossa história demonstra, também, o fracasso de tais modelos, visto não terem sido pensados a partir de nossa realidade e, por isso, não serem, em sua maioria, compatíveis com as necessidades educacionais de nosso país. Diante do desafio de trabalhar com a diversidade humana, o professor necessita, cada vez mais, ser um pesquisador. Não apenas um pesquisador da área em que atua, mas da realidade em que vive e dos seres humanos com os quais trabalha. O professor precisa saber ler as necessidades de seus educa
Emoções Marcelo Osório Costa Filósofo Clínico Belo Horizonte/MG Vamos supor que o partilhante relata que gosta muito de trabalhar, que a sua grande paixão é levantar de manhã e ir para o trabalho, conversar com as pessoas e atendê-las como merecem: com respeito e dignidade. O trabalho é mais prazeroso que minha própria família, diz esse partilhante. A narrativa dessa pessoa diz respeito ao Tópico 4 (Emoções). O que podemos entender pelas Emoções? Lúcio Packter, idealizador da Filosofia Clínica, diz que “É o movimento em partes da Estrutura de Pensamento (EP) que a pessoa vivencia como um estado afetivo qualquer: prazer, dor, alegria, tristeza, amor, ódio, bem-estar, mal-estar, esperança, desejo, saudade, carinho, etc. Assim, engloba o sentimento”. É possível entender que as emoções têm sua origem através de combinações tópicas. Vamos a um exemplo para elucidar melhor tal possibilidade. Pedro tem como Pré-Juízo (Tópico 5) que todas as mulheres são carinhosas, afetivas e que t
Fragmentos filosóficos delirantes XXIX* "Já o ser inquieto não está em nenhum lugar porque a inquietação já é uma forma de não estar nunca estaR que se dirá então do ninguém que mora em mim por não ter não onde morar na terra no ar no maR" "Não amo o espaço que o meu corpo ocupa Num jardim público, num estribo de bonde. Mas o espaço que mora em mim, luz interior. Um espaço que é meu como uma flor Que me nasceu por dentro, entre paredes. Nutrido à custa de secretas sedes. Que é a forma? Não o simples adorno. Não o corpo habitando o espaço, mas o espaço" "Dou-lhe tudo do que como, e ela me exige o último gomo. Dou-lhe a roupa com que me visto e ela me interroga: só isto? Se ela se fere num espinho, O meu sangue é que é o seu vinho. Se ela tem sede eu é que choro, no deserto, para lhe dar água: E ela mata a sua sede, já no copo de minha mágoa Dou-lhe o meu canto louco; faço um pouco mais do que ser louco. E ela me exige
Fragmentos filosóficos delirantes XXVIII* "Quer ganhe ou perca, sou verdade e minto. Se pergunto, a resposta é dos assombros. No sol a pino finjo a madrugada." "Não tenho mais canções de amor. Joguei tudo pela janela. Em companhia da linguagem fiquei, e o mundo se elucida." "Posso agora comunicar-me e sei que o mundo é muito grande. Pela mão, levam-me as palavras a geografias absolutas." "Sou um homem que perdeu tudo mas criou a realidade, fogueira de imagens, depósito de coisas que jamais explodem." "Ó mistério do mundo, nenhum cadeado fecha o portão da noite. Foi em vão que ao anoitecer pensei em dormir sozinho protegido pelo arame farpado que cerca as minhas terras e pelos meus cães que sonham de olhos abertos. À noite, uma simples aragem destrói os muros dos homens. Embora o meu portão vá amanhecer fechado sei que alguém o abriu, no silêncio da noite, e assistiu no escuro ao meu sono inquieto." *Lê

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