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Fragmentos Filosóficos, Delirantes*

"Os criadores são banidos da vida do povo e se vêem apenas tolerados, como curiosidades marginais. Como ornamentos de adorno e extravagâncias, alheias à vida." "O mundo do espírito se transforma em cultura, em cuja criação e conservação o indivíduo procura, ao mesmo tempo, aperfeiçoar-se a si mesmo." "O presente é precisamente o que, no acontecer, desaparece." "Questões filosóficas, porém, jamais poderão ser, em princípio, resolvidas no sentido de as podermos, algum dia, extinguir." "Rússia e América, consideradas metafisicamente, são ambas a mesma coisa: a mesma fúria sem consolo, da técnica desenfreada e da organização sem fundamento do homem normal."  "A filosofia situa-se num domínio e num plano da existência espiritual inteiramente diverso. Na mesma dimensão da filosofia e de seu modo de pensar situa-se apenas a poesia." "Em razão dessa superioridade o poeta fala sempre, como se o ente se

Pedaços*

Ela era ela Que ele achava Que conhecia Mas ela era ainda outra Que ele desconhecia. Ele era ele Que ele achava Que, inteiro, oferecia Mas ele ainda desconhecia O que os outros percebiam. Afinal quem era ela? Quem, afinal, era ele? No fim das contas Afinal... Final... *José Mayer Filósofo. Poeta. Livreiro. Estudante na Casa da Filosofia Clínica Porto Alegre/RS

Fragmentos Filosóficos, Literários, Delirantes*

"(...) a escritura começa onde a fala se torna impossível (...)" "Há no amor por um país estrangeiro uma espécie de racismo às avessas: encantamo-nos com a diferença, aborrecemo-nos com o Mesmo, exaltamos o Outro." "Certas linguagens são como o champanha: desenvolvem uma significação posterior à sua primeira escuta, e é nesse recuo do sentido que nasce a literatura." "Um livro vem lembrar-nos de que (...) existe um prazer da linguagem, de mesmo estofo, da mesma seda que o prazer erótico, e de que esse prazer da linguagem é a sua verdade. (...)" "Repetir o exercício (ler várias vezes o texto) é liberar pouco a pouco os seus 'suplementos'" "Ora, os desvios (com relação a um código, a uma gramática, a uma norma) são sempre manifestações de escritura: onde se transgride a norma, aparece a escritura como excesso, já que assume uma linguagem que não estava prevista." "(...) Já a escritura, es

A poesia e o amor*

Só conhecemos quando temos coragem de superar as superfícies, as ilusões. Conhecimento não se conquista se ficarmos apenas nas margens ou nos lugares confortáveis e seguros. É preciso o risco do mergulho profundo e em nós mesmos para descobrirmos caminhos de superação de apegos, de angústias e de dores produto da nossa própria ignorância. É preciso mergulhar fundo em tudo que devemos aprender para concretizar sonhos sejam eles ordinários por serem comuns, sejam eles extraordinários por serem únicos. E, ainda, concomitante, é preciso sentir para escolher o que realmente faz sentido, uma vez que assim poderemos inspirar um mundo melhor naqueles que tocamos. Porventura, onde houver poesia haverá amor e, se somos mesmo continentes chamados pessoas é porque somos sim banhados por oceanos profundos que nos unem e nos fortalecem, transbordando-nos todos em um e um em todos. E somente vencendo a superfície que poderemos conhecer e nos surpreender, por exemplo, pelo fato de que d

Via Láctea*

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto… E conversamos toda a noite, enquanto A Via Láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo? E eu vos direi: Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas. *Olavo Bilac

O sonho das palavras*

                                    Um enredo malabarista se insinua em rasuras de quase traço. O sonhar das palavras rascunha vontades, antecipa delirando aquilo desconsiderado pela razão conhecida. Seus apontamentos de estética maldita dizem mais do que consegue traduzir. Não-ser acontecendo nalgum ponto entre realidade e ficção.  Essa sensação do fenômeno ter alguma sobrevida nos termos agendados no intelecto, possui rasgos de transcendência inevitável. Parece reverenciar o lugar instante onde a exceção, o acaso, se desdobram no agora continuado.    É possível ao verso irreal conter mensagens ilegíveis. Sua referência ao texto repleto de incompletudes parece querer dizer, ao leitor atento, sobre as alternativas de reescrever-se com sua leitura. Como se fora um rascunho a silenciar sobre a linguagem da natureza da linguagem. Desvendar aspectos de renúncia em se descrever por inteiro, registrar aparecimentos, desaparecimentos diante do mesmo com vestígios do outro.

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