Pular para o conteúdo principal
O Ato médico e o Ato filosófico

Lúcio Packter
Pensador da Filosofia Clínica


Ato Médico, projeto de lei em discussão no Congresso, torna privativos da classe médica todos os “procedimentos diagnósticos” e “indicações terapêuticas”. Se aprovado poderá ameaçar a sociedade com O Alienista, de Machado de Assis.

O projeto baseia-se no saudosismo do poder que a Igreja teve durante a Idade Média ou no corporativismo que os militares desfrutaram durante o regime militar. A idéia acendeu os desejos de outros setores. O Ato Enfermeiro proibirá as mães de curativos e relegará os band aids às farmácias, mas nada poderá ser vendido em farmácia por causa do Ato Farmacêutico.

De tanto não venderem nada, os farmacêuticos terão lesões na coluna, mas nem pensar em massagens porque o Ato Fisioterápico valerá em todo o território nacional.

O problema é que de tanta vigilância, os fisioterapeutas ficarão doidos e não poderão ir a um médico psiquiatra porque estará vigente o Ato Psicológico, pelo qual nenhum paranóico ousará paranóias como procurar gente desabilitada a lidar com isso, como um médico.

Nervosos, os médicos passarão a comer mal e pouco, mas não poderão fazer qualquer coisa, uma vez que estarão condenados a alimentação eterna que iniciaram devido ao Ato Nutricionista. Os próprios nutricionistas não poderão explicar nada aos médicos para não incorrerem em uma afronta ao Ato Pedagógico que restringe o ensino aos professores. Pena que nessa altura os professores já tenham morrido em conseqüência do Ato Político que, por sua vez, agonizará pelo embate entre o Ato Econômico e o Ato Circense. Ninguém mais estará a salvo.

Os advogados serão impedidos de quase tudo pelo Ato de Direito, segundo o qual todo o juiz prescindirá de advogados. Mediante o Ato Teológico os juízes serão proibidos de julgar, já que isso a Deus pertence. Mas o Ato Filosófico será supremo e cerceará a todos, já que ninguém poderá fazer algo sem o uso da razão, o que impedirá na prática a própria Filosofia.

Qualquer coisa que qualquer um faça será condenado pelo Ato dos Atos que é o projeto de lei que proíbe todas as coisas mediante a suspeita de alguma coisa que possa invadir remotamente outra.

Ninguém mais sairá de casa, ninguém dará mais um piu, nem Bush, e juntos, em silêncio, todos aguardarão quietos, sem piu, o Ato do Juízo Final.

Comentários

Visitas