Pular para o conteúdo principal

A casa desprezada*



Uma empresa privada, bilionária, com licenças para explorar nossa terra, por irresponsabilidade de quem quer multiplicar a riqueza a qualquer custo, causa a morte de vidas humanas, animais e vegetais nas proximidades de sua instalação e, por meio dos rios, quem sabe o quão longe a morte chegará.

O povo pobre, que vive nos arredores dessa empresa bilionária, pagará o preço. Não é a primeira vez e não sou inocente a ponto de achar que será a última. "Quanto menos estado, melhor", dizem os iludidos com o sonho de um mundo em que todos os grandes empresários são solidários. Não é necessário ser marxista para ver que o que importa para a Vale é o lucro.

Quem socorre são os braços do estado: bombeiros, defesa civil, policiais, SUS etc. Ao mesmo tempo, populares se mobilizam para enviar doações. Os que não doam bens, doam tempo, dedicam suas vidas para confortar os sobreviventes.

A Vale talvez pague algumas multas, seus representantes chegarão a passar por um tempo frequentando sessões em tribunais. Mas, logo voltarão a fazer o que sabem melhor: explorar a natureza destruindo-a a fim de lucrar. Cumprirão seus deveres mínimos transferindo migalhas aos funcionários "de chão de fábrica" que ficam com suas vidas em risco nessas regiões condenadas há bastante tempo.

Enquanto o filho de um grande empresário não passar um tempo fazendo as tarefas do faxineiro da firma, aquela função dificilmente será valorizada -- talvez nem assim. O mesmo digo em relação aos governantes que não precisando dos serviços do SUS, do ensino público (fundamental e médio) e não se aposentando com o salário mínimo, pouco ou nada fará para melhorar essas instâncias.

Falta algo mais do que um sistema governamental, econômico, jurídico ou algo que o valha. É claro que estas áreas precisam ser sempre revistas. Mas, não é só isso. Falta humanidade, o sentido de que todos são tão importantes quanto nós. Falta o sentido de que o meio ambiente não é apenas fonte de riqueza material ou de pesquisa, mas nossa própria casa.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo
Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico. Livre Pensador.
Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas