Pular para o conteúdo principal

Notas de um Filósofo Clínico*

 

Em quais parâmetros o filósofo clínico me enquadra?* 

O filósofo clínico não aconselha com teses filosóficas. Seu método foi construído a partir de diálogos com filósofos. Mas, com contínuo contato com pessoas. O método sistematizado da clínica filosófica é um caminho para compreender pessoas e as melhores maneiras de ajudá-las em suas questões. Por isso, não há fórmulas, lista de diagnósticos, modelo ideal a ser alcançado ou para servir de parâmetro normativo, muito menos regras para atingir um bem-estar. Ao ouvir a história de quem procurou seus cuidados, o filósofo clínico compreende o contexto (exames categoriais), o que constitui a pessoa (estrutura de pensamento) e os meios (submodos) que ela já possui para atuar existencialmente ou se será preciso apresentar novas possibilidades. Lidar com pessoas não é uma ciência exata nem uma adequação a uma proposição universal. Estamos no campo das aproximações, da sensibilidade, da percepção, da plasticidade.

                                                  *******************

Como assim? A filosofia clínica não tem padrões de procedimentos?*

 Em filosofia clínica, não há indicações padronizadas sobre o bem viver. Algo que é bom para uma pessoa, pode ser ruim para outra. Essa noção é radicalizada a ponto de constituir o procedimento de trabalho do filósofo clínico. Há um método construído e atualizado a partir de atendimentos e pesquisas. Ele oferece meios para compreender o outro e proceder de modo personalizado, segundo a estrutura constituinte de quem procura os cuidados do terapeuta. Essa compreensão está na história de vida da pessoa e seus contextos (historicidade e exames categoriais), nos elementos que a habitam (estrutura de pensamento) e em seu modo de proceder (submodos).

                                                   ******************

A Filosofia Clínica é um método terapêutico filosófico que tem como pressuposto a noção de que cada pessoa possui uma representação de mundo. Derivando de noções de Protágoras para o qual “o homem é a medida de todas as coisas”, atualizado em Schopenhauer que ensina que “o mundo é minha representação”, Lúcio Packter percebeu que cada pessoa representava o mundo a partir de seu contexto, historicidade e os elementos que a constitui estruturalmente. O filósofo clínico é aquele que busca aproximar-se ao máximo da representação de seu partilhante. Isso ocorre por aproximação e não por exatidão.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo

Filósofo. Professor. Escritor. Filósofo Clínico.

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas