Pular para o conteúdo principal

Anotações e Reflexões de um Filósofo Clínico*

Amigos, a mais importante conquista da Modernidade não foi material: não foi a industrialização, nem o desenvolvimento dos aparatos técnicos, nem mesmo o progresso da ciência natural. 

A mais importante conquista da Modernidade - via o processo que Kant chamou de Aufklärung - foi de natureza político-cultural: a autonomia do pensamento e da expressão. 

Por isso, a virtude moderna por excelência é a capacidade de discordar, discutir e debater com liberdade, tolerância e serenidade. 

* * * 

Amigos, não há, na comunidade de idéias que é a rede social, nada mais ridículo que o patrulhamento ideológico. Sempre que vejo alguém se julgando no direito de decidir como o outro deve pensar e o que deve dizer, tenho a certeza: o patrulhador está na infância política - e é um ἰδιώτης, um idiota, no sentido mais preciso. 

* * * 

As polêmicas são necessárias para o movimento da razão. Como dizia Bachelard, "a verdade é filha da polêmica, não da concórdia". A ausência da dúvida a respeito de uma tese social ou política não é sinal de forte convicção, mas da dogmática ausência do pensamento crítico. Na ágora - que inclui a rede social -, a certeza inabalável é a marca inequívoca da ignorância. 

*Prof. Dr. Gustavo Bertoche 

Filósofo. Escritor. Musicista. Filósofo Clínico. Além do doutoramento acadêmico, possui o doutorado "Honoris Causa", conferido pelo Conselho da Casa da Filosofia Clínica em 2019. 

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas