Pular para o conteúdo principal

Por que cursar Filosofia Clínica ?*

A etapa da formação teórica em filosofia clínica é a modalidade mais procurada. Poucos entre os que fazem essa etapa, seguem as etapas da formação para habilitação à clinica, isto é, se tornam terapeutas. A etapa teórica se presta aos mais variados fins.

Os psicólogos, os psicanalistas e terapeutas de diversas áreas a utilizam para complementar seus trabalhos em consultórios.

Os professores a aproveitam para qualificarem suas interações com os alunos.

Os profissionais da saúde, para auxiliar em sua prática às vezes aguçando seu olhar cuidador.

Os padres e os pastores costumam utilizar para qualificar o olhar compreensivo em relação ao outro em suas práticas pastorais.

Temos também advogados, vendedores, editores, escritores, gerentes entre muitos outros tendo proveito com essa formação.

Muitos utilizam para suas respectivas áreas profissionais, outros o fazem para aprimoramento pessoal, qualificando suas existências.

A filosofia clínica é um modo privilegiado de compreensão do outro e de si em sua singularidade. Um olhar que respeita as lógicas do universo da estrutura existencial de cada pessoa.

Por isso, cursar filosofia clínica é mais do que tornar-se terapeuta. É um processo de cultivo do que somos e de como vemos e lidamos com o mundo.

*Prof. Dr. Miguel Angelo Caruzo

Filósofo. Escritor. Filósofo Clínico.

Teresópolis/RJ

Comentários

Visitas