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Fragmentos Filosóficos, Delirantes*

"Se há trinta anos você tivesse perguntado pelas ruas de Milão: 'Qual é a personalidade mais importante da sua cidade ?", lhe teriam respondido: Pirelli ou Falk. Hoje lhe responderiam que é Giorgio Armani, Silvio Berlusconi ou o Cardeal Martini. Em Milão, os poderosos não são mais aqueles que produzem bens materiais, como Pirelli ou Falk, mas sim os que se relacionam com imateriais"  "A subjetividade é um fenômeno complexo. Significa que eu possuo uma tal autonomia de julgamento, que posso me permitir uma escolha baseada nas minhas necessidades e recursos, e não no fato de pertencer a algum grupo" "O coração desta sociedade é a informação, o tempo livre e a criatividade, não só científica, mas também estética" "(...) derrotar uma doença endêmica do seu sistema, a principal inimiga da criatividade: a burocracia" "A experiência do nomadismo difuso obriga a nossa mente a uma dupla elasticidade: a elasticidade menta

O papel do filósofo clínico*

  Uma pessoa do senso comum e até especialista em alguma área, como a de humanas e terapêuticas, pode pensar no papel do filósofo clínico de modo bem controverso. Em primeiro lugar por não conseguir compreender a junção de duas palavras opostas em seu sentido usual, uma vez que filosofia conota algo teórico, abstrato, enquanto clínico remete à prática, à cura do corpo e do psíquico.   Poderíamos responder a essas questões demonstrando-as seu equívoco, apresentando o sentido correto do termo ao que corresponde. Isso seria fácil, pois filosofia clínica, em suma, aborda o referencial teórico inspirado na tradição filosófica e a clínica a essa aplicabilidade da riqueza filosófica no auxílio existencial das pessoas que procuram o profissional da filosofia clínica. Por outro lado, fazermos um percurso entre três grandes referenciais da filosofia clínica no país pode nos esclarecer alguns pontos e enriquecer nossa proposta de reflexão. Por isso, vamos nos remeter ao Will Goya,

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*

"(...) o devaneio nos dá o mundo de uma alma, que uma imagem poética testemunha uma alma que descobre o seu mundo, o mundo onde ela gostaria de viver, onde ela é digna de viver" "(...) o sonhador de devaneios tem consciência bastante para dizer: 'Sou eu que sonho o devaneio, sou eu que estou feliz por sonhar o meu devaneio, sou eu que estou feliz por graça deste lazer em que já não sou obrigado a pensar" "Que benefícios nos proporcionam os novos livros! Gostaria que cada dia me caíssem do céu, a cântaros, os livros que exprimem a juventude das imagens. Esse desejo é natural. Esse prodígio, fácil. Pois lá em cima, no céu, não será o paraíso uma imensa biblioteca ?" "As belas palavras são já espécies de remédios" "(...) Os grandes livros, sobretudo, permanecem psicologicamente vivos. Nunca terminamos de lê-los" "Lembrando Baudelaire: 'A verdadeira memória, considerada do ponto de vista filosófico, não

O Ser Sem Representação*

Esse futuro nos iludira, mas não importava: amanhã correremos mais depressa, estenderemos mais os braços... E, uma bela manhã... F. Scoott Fitzgerald                   Ícones do corpo, espaço da não representação, o olho furado tem espaço no mundo virtual, ganha a expressão das cores em notas musicais, a tribal eletrônica Björk expande os sentidos dos meus dias, os tambores me levam para longe das máscaras, o Brasil virou uma sinfonia de arrepiar, um sonho fora do lugar... essa é a distância entre o devir e o isolamento absoluto de uma realidade neurotizada pela tentação do conhecimento único. O próprio movimento do que é feito os corpos, os sons e a imagem que vem da unidade do ser e do nada, e como bem disse Heidegger: “...a realidade do mundo não pode consistir em um ser”. Eu olho no horizonte a tua partida a outro país, a tua arte ficou no caos do cotidiano, a inquietação das coisas é que dá ânimo ao sonho à sinfonia da Terra... É como o ciberespaço que não se con

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*

"Quando parcerias institucionais são possíveis, com hospitais pediátricos, por exemplo, a Cor da Letra ensina ao pessoal (nesse caso, ao pessoal da saúde, do médico-chefe às enfermeiras e aos encarregados da limpeza) a entrar no universo das narrativas, a conhecer e respeitar a diversidade das culturas, dos tempos, das escolhas, a ler um texto em voz alta, exatamente como está escrito, e a acolher as palavras ou respeitar o silêncio das crianças" "Ao longo da vida, procuramos as bolas que nos são lançadas e que nos permitirão discernir melhor o que existe ao redor de nós, e mais ainda o que acontece dentro de nós e não conseguimos exprimir. Precisamos do outro para 'revelar' nossas próprias fotografias" "(...) a biblioteca, em particular, seja um ambiente 'natural' para a oralidade: é o lugar de milhares de vozes escondidas nos livros que foram escritos a partir da voz interior de um autor. Quando lê, cada leitor faz reviver essa vo

A pele e a poesia*

Sua pele era litoral Um limite sensível Entre um mundo de dentro E um mundo de fora Sua pele era o contato De dois mundos Ora enrubescida Ora suada Ora tatuada Ora arrepiada.. Sua poesia era Sua segunda pele A linguagem da poesia Era sua pele substituta Parecia assim como Se sua linguagem poética Tivesse dedos nas pontas Das palavras...!! *José Mayer Filósofo. Livreiro. Poeta. Especialista em Filosofia Clínica Porto Alegre/RS

Fragmentos Filosóficos, Delirantes*

"Trata-se do ser falante que, imerso na linguagem como todos nós, de repente ou aos poucos, apropriando-se da tradição e de terceiros, exerce sua autonomia e cria uma arte original ou um discurso novo durante a construção de sua obra ou em sua análise" "Para chegar à vida instintiva, o artista deve suprimir todo ruído exterior e colocar-se na escuta da vida de um modo extremamente atento, como se escutasse um deus que profere a verdade. O instinto fala, anuncia e exige a escuta, tal como um oráculo. O talento consiste em ter a disposição necessária para exercer a exigente pulsão de ouvir e perceber a mensagem" "(...) uma capacidade aguda de entender uma mensagem lançada aos quatro ventos, que o escritor capta e com a qual o leitor do texto publicado se encontra" "(...) a obra esconde (recepta) um segredo que tenho que descobrir a cada leitura, um segredo sempre diferente" "É impossível saber a origem da escritura, a dos

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