Pular para o conteúdo principal

Caminhando por aí*


Toda mudança é uma caminhada mutante e sem garantia de volta, pouco importando se os passos foram sutis ou escandalosos. Porque toda mudança é um desafio que no começo instiga e oferece novidades.

Mas é quando decidimos prosseguir que quase sempre no meio do caminho tudo vai ficando confuso e assustadoramente incerto demais. É quando está em nossas mãos o poder de escolher optar pela persistência ou pela desistência.

E quem desiste se conforta, se acomoda e se conforma com a escolha de julgar a si próprio um incapaz. Já quem persiste, se supera a cada passo até perceber que, de repente, as dúvidas vão passando e tudo vai se clareando até que nos percebemos e nos encontramos melhor do que outrora éramos, antes de partir.

A verdade é que estamos sempre mudando e sempre é sem volta, uma vez que mesmo persistindo ou desistindo nunca voltamos a ser os mesmos, nunca voltamos a condição anterior.

Enfim, toda mudança - seja aquela que nos torna mais fortes ou mais fracos, nos torna diferentes e só vai valer a pena se fizer sentido, sobretudo, se for capaz de nos proporcionar mais paz ou lições significantes. Musa!

*Prof. Dr. Pablo Mendes
Filósofo. Educador. Escritor. Filósofo Clínico
Uberlândia/MG – Porto Alegre/RS

Comentários

Visitas